Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA INICIA CURSO DE LIBRAS PARA SERVIDORES

Mais uma ação destinada à inclusão de pessoas com deficiência teve início, na manhã desta quinta-feira (14), na Prefeitura do Recife. Um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi especialmente pensado para capacitar servidores municipais para o atendimento adequado a população surda e muda da cidade, que chega ao número de nove mil recifenses, segundo dados do Censo (IBGE). A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em ação conjunta com as secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Finanças.

As aulas acontecerão na sala de treinamento, localizada no 2° andar do prédio da Prefeitura, todas as quintas-feiras durante seis meses (até outubro). E os servidores ainda puderam escolher o horário mais conveniente para manter as outras atividades rotineiras, existe uma turma pela manhã (das 9h ao meio-dia) e outra à tarde (das 14h às 17h). “Queremos colocar em prática o Decreto Federal de n° 5296, que fala sobre a acessibilidade. A acessibilidade não se restringe a construção de rampas, ela significa também garantir o direito das pessoas com deficiência de se comunicar e de ter acesso a informação”, ressaltou o titular da Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Edmilson Silva, responsável pela coordenação do curso.

Edmilson também afirmou que o curso será uma ação permanente da Prefeitura. O módulo que começa a ser ministrado nesta quinta é direcionado a pessoas que nunca tiveram contato com a língua. Depois da 40 horas de aula, os 40 servidores inscritos (20 de cada turma) sairão conseguindo se expressar de forma básica. “O processo de aprendizagem parece com o de uma língua estrangeira, como o inglês por exemplo. Precisa de atenção e, especialmente, de prática”, explica a professora do curso, Luciana Mousinho, que é surda e muda e se comunica pelo uso de sinais. Mais tarde, os servidores também terão acesso a dois outros módulos que permitirão uma comunicação mais avançada.

Luciana faz questão de ressaltar os ganhos de ações como essa. “Já vi aqui na Prefeitura, um cidadão que veio pedir informação sobre o IPTU e não conseguiu ser atendido plenamente. Situação como esta, termina deixando a pessoa com deficiência ansiosa, angustiada e dependente de um parente que sirva como tradutor. Esse curso pode significar autonomia e garantir a cidadania para todos”. A servidora Anna Carolina Mello, que faz parte da equipe do cerimonial do prefeito, há 11 anos, vê no curso a possibilidade de trabalhar de maneira mais eficiente, “Lidamos diretamente e constantemente com o público, precisamos estar preparados para isso. O curso é uma oportunidade excelente”, afirmou.

Inscrição - A intenção do projeto é que pelo menos dois servidores de cada secretaria da Prefeitura recebessem a formação para que o atendimento seja garantido em todas as áreas. O funcionário municipal que tiver interesse em participar do curso pode se inscrever através do telefone 3232.8645 ou mandar um email para o endereço eletrônico suelicristina@recife.pe.gov.br. Os contatos são da Secretaria de Assistência Social, responsável pela seleção dos participantes.

Outras ações de inclusão – A Prefeitura do Recife mantém preocupação constante com a inclusão das pessoas com deficiência. O mesmo curso, que está senso realizado para servidores da Prefeitura, acontece desde 2004, em todas as regiões da cidade. As inscrições são abertas ao público e existe a estimativa que cerca de mil pessoas recebam instruções sobre a linguagem de sinais todos os anos, através da ação promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Além disso, existe uma Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) que acompanha todas as obras realizadas pela PCR com o intuito de garantir o acesso de pessoas com deficiência.

Matérias Relacionadas
- PCR sensibiliza jovens da comunidade de Roda de Fogo
- João da Costa é agraciado com medalha do TRT de PE
- Técnicos da PCR participam de panfletagem
- Prefeitura patrocina Plataforma Recife de Dança
- Prefeito visita comunidades dos Coelhos e Vila Brasil I
- Comitiva do projeto 100Cidades visita equipamento da PCR
- Prodarte realiza feira extra de artesanato na Lagoa do Araçá
- Prefeito anuncia habitacionais nos Coelhos e no Coque
- Prefeito participa de premiação da revista Algomais
- João da Costa visita conjuntos habitacionais em construção
- Recife inicia ciclo de encontros do projeto 100 CITTÀ
- 100 CITTÀ
- Sítio Trindade ganha novas mudas de árvores
- Procon capacita consumidores para exercerem seus direitos
- Feirinha das Mulheres tem o presente do Dia das Mães
- Prefeito prestigia solenidade das Forças Armadas em PE
- Prefeito do Recife conhece projeto da nova Faculdade Senac PE
- Prefeitura promove Seminário do Projeto 100 Cidades
- Prefeitura do Recife apóia a campanha Vote Noronha
- Servidora recebe homenagem da PCR


Enviar    Imprimir