Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CAMINHADA CONTRA A DENGUE MOBILIZA CRIANÇAS DE ESCOLA MUNICIPAL

Na tarde desta sexta-feira (15), uma caminhada educativa de alerta contra a dengue mobilizou cerca de 300 estudantes, dos 10 aos 17 anos, pertencentes ao 3º e 4º ciclos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, no bairro dos Torrões, zona Oeste do Recife. A iniciativa contou com a promoção conjunta das secretarias municipais de Saúde e Educação, Esporte e Lazer. O monitoramento do trânsito, para a realização da caminhada, ficou a cargo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Portando faixas com frases alusivas ao combate à dengue, além de contar com a participação de um grupo de percussão da própria escola, e acompanhados por um carro de som, os estudantes distribuíram panfletos informativos sobre os principais cuidados a serem tomados para evitar a contaminação pelo Aedes aegypti. O objetivo é chamar a atenção dos moradores da comunidade sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito. “Nós queremos fazer com que alunos, pais e pessoas da comunidade fiquem atentos a essa questão, através de todo um trabalho educativo realizado em torno disso”, disse Amanda de Morais, diretora da Arraial Novo do Bom Jesus.

Segundo Amanda, desde o ano passado, a escola vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para o tema, como palestras, pesquisas e atividades interdisciplinares em sala de aula. Esse trabalho com os alunos foi intensificado nos últimos três meses que antecederam a caminhada. De acordo com Amanda de Morais, “a participação das crianças é fundamental, porque eles são multiplicadores de toda essa ação”.

Para a caminhada, a Prefeitura do Recife, disponibilizou as equipes do Distrito Sanitário IV (Saúde) e da Gerência de Animação Cultural – GAC (Educação). A gerente de Vigilância à Saúde, Yara Barreto, ressaltou que a equipe técnica da Secretaria de Saúde realizou três palestras na escola, nos turnos da manhã, tarde e noite, abordando o tema para alunos e pais. Para ela, o trabalho conjunto entre as pastas é uma das principais diretrizes da Prefeitura. “Essa articulação entre as secretarias é importante, e unir saúde à educação, com os trabalhos de orientação realizados nas escolas, permite um maior impacto na comunidade”, destacou Yara.

O resultado desse trabalho pôde ser percebido numa simples conversa com os alunos, que, na ponta da língua, sabiam todas as precauções a serem tomadas contra a dengue. Gislaine da Silva, 12 anos, descreveu os cuidados necessários com detalhes. “Inclusive, eu ensinei pra minha mãe que ela deveria manter a caixa d’água fechada. Ela não fazia isso antes, mas agora ela faz”, contou.

Matérias Relacionadas
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue
- Moradoras da Vila São Miguel recebem dicas para uma vida mais saudável
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite
- Fórum discute adoção de práticas saudáveis em Vila São Miguel
- Prefeitura do Recife finaliza mais uma etapa de alerta contra a dengue
- PCR apóia I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência
- Varredura contra a dengue se encerra nesta quarta
- Solenidade marca os 4 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco
- Saúde promove ações de prevenção na Zona Sudoeste do Recife
- Orientações
- Rede hoteleira e agências de viagens são orientadas sobre gripe A (H1N1)
- Vigilância Sanitária apreende produtos na Encruzilhada
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta


Enviar    Imprimir