Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR PARTICIPA DE CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cerca de mil pessoas participaram, na tarde desta segunda-feira (18), da Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual infanto-juvenil, que marcou o início das atividades do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido, em Pernambuco, pela Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado.

Concentrados no Parque 13 de Maio, os participantes seguiram até o Pátio de São Pedro, ao som da Frevioca, levando durante o trajeto muitas faixas de protesto contra o abuso e à exploração sexual. Crianças, jovens e adultos das entidades que fazem parte da Rede de Combate, unidos pelo mesmo ideal, sensibilizavam a população distribuindo panfletos, adesivos e informando sobre esse crime e a forma de denunciá-lo, através do Disque 100.

A secretária de Direitos de Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, esteve presente na caminhada e ressaltou a importância do evento. “Essa caminhada é muito importante porque foi articulada por uma rede formada por entidades governamentais e não-governamentais, o que significa um amadurecimento das relações de estado e sociedade em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e, sobretudo, do combate a este crime perverso, que é o abuso e a exploração sexual”, afirmou Amparo.

Para Neide Castanha, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, é uma honra para o órgão resgatar em Pernambuco toda a história de luta contra esse crime. “Aqui nasceu a primeira rede organizadora do segmento do Brasil. Pernambuco é o estado-embrião da nossa luta”, afirmou.

Sobre o dia 18 de maio - Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na Praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violência contra meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

O 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades, públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo Cedeca/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O evento reuniu entidades de todo o País. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Matérias Relacionadas
- Panfletagem marca o Dia Internacional do Combate à Homofobia
- PCR participa de campanha contra exploração sexual
- Identidade Cidadã nos Torrões
- PCR participa de atividades do Dia Internacional de Combate à Homofobia
- Prefeitura realiza curso de Libras para servidores
- Secretária de Direitos Humanos participa de eventos em Brasília
- PCR capacita voluntários em Direitos Humanos
- Comdica divulga relação dos mesários para eleição dos conselheiros tutelares
- PCR promove II Fórum de Assistência Social do Recife
- Panfletagem em prol das crianças e adolescentes
- Servidores de Direitos Humanos participam de seminário
- Seminário reúne servidores da Secretaria de Direitos Humanos
- Conferência aponta princípios e diretrizes para reduzir a violência no País
- Recife participa do encontro da Rede Jovem Nordeste
- Prefeitura promove I Conferência de Segurança Cidadã
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza reunião
- Seminário referenda as políticas de Igualdade Racial no Recife
- Projeto Conexão Acadêmica ganha apoio da PCR
- PCR participa do seminário de encerramento nacional do Projeto Derechos e Direitos
- Secretária de Direitos Humanos visita projeto


Enviar    Imprimir