Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saneamento

PCR SENSIBILIZA ALUNOS EM RODA DE FOGO

Numa ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saneamento em parceria com outras secretarias municipais, os alunos da Escola Pintor Lauro Vilares, em Roda de Fogo, zona Oeste da cidade, tiveram uma aula diferente, na manhã desta segunda-feira (18). Uma das salas de aula e a biblioteca da escola foram adaptadas para acolher os alunos da 3° a 8° série, que, por turma, receberam informações sobre a água, pavimentação e drenagem. A aula, que dura cerca de 20 minutos, é realizada com o intuito de sensibilizar as crianças e os adolescentes da comunidade sobre as mudanças que estão acontecendo no local com as obras de pavimentação e drenagem realizadas pela Prefeitura do Recife.

Muitas vezes as obras causam certo desconforto, são cavados buracos, gera entulhos, a rua fica interditada por um período, mas isso é temporário. Depois, vocês terão uma rua asfaltada, mais limpa e melhor para brincar”, explica a técnica social da Secretaria de Saneamento, Camila Rabelo, às crianças que escutam atentamente a explanação. Ela também explica a necessidade da drenagem da água da chuva, o caminho até os rios e mares e a importância da preservação das canaletas, das calçadas e da via pública.

O cuidado com o meio ambiente também faz parte do roteiro da aula. Ítalo Matheus, de 12 anos, aluno da 6° série, entendeu bem a mensagem. “Agora, aprendi sobre o tratamento da água e como é importante economizar. Vou avisar a minha mãe para não desperdiçar”, falou o menino. “Esse é o objetivo: que eles entendam e sejam multiplicadores da informação”, comemora Camila. Ao final da atividade, as crianças recebem um jogo de memória com os temas abordados.

A ação da Prefeitura não termina por aí, o tema da pavimentação e drenagem continuará sendo trabalhado dentro das salas de aulas. Os alunos irão produzir cordel, histórias em quadrinho e outras atividades com o tema. Os trabalhos feitos pelos pequenos cidadãos estarão expostos em uma feira que acontece nos dias 04 e 05 de junho, na escola.

Outras atividades - Informações sobre a obra e sua preservação também são repassadas para outros atores da comunidade de Roda de Fogo. Oficinas acontecem em outros locais, como no CRAS, para adultos e outras crianças. A idéia é que a informação chegue para todos, assim parceria são firmadas com os moradores para melhor execução da obra. Nos encontros, são abordados os benefícios e os cuidados, como, por exemplo, que os moradores não podem trafegar nas ruas recém asfaltadas durante 27 dias.

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita comunidades beneficiadas com obras de pavimentação e drenagem
- Participantes de oficina recebem certificados
- Famílias recebem moradias do Conjunto Habitacional Jiquiá
- Prometrópole é apresentado a delegados do OP em Beberibe
- PCR inicia obras de esgotamento sanitário em Roda de Fogo
- PCR instala comitê para acompanhamento do PAC Recife
- Projeto une saneamento e arte
- Saneamento com inscrições abertas para oficinas temáticas
- Recife recebe investimentos de R$ 104 milhões do PAC
- Sistema Cordeiro beneficia 74 mil pessoas com saneamento e urbanização
- Prefeito assina ordens de serviço para obras de saneamento
- Canal do Jacarezinho
- Prometrópole
- Prêmios


Enviar    Imprimir