Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS TEM CAMPANHA APOIADA PELA PCR

Uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada pelo vírus da hepatite C e pode não saber. Por esse motivo, o Instituto do Fígado de Pernambuco e o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (NAPHE), com apoio da Prefeitura do Recife, realizam nesta terça-feira (19), em frente ao Mercado de São José (Centro), uma campanha para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

Durante todo o dia de hoje, testes rápidos para verificação do vírus no organismo estão sendo realizados. A pessoa que deseja fazer o exame é submetida a uma triagem para saber se pertence ou não ao grupo de risco. São considerados casos em potencial, pessoas que possam ter entrado em contato com sangue contaminado, seja através de transfusão ou de algum material cortante que possa transmitir o vírus (tesoura de unha, alicate etc). A organização do evento espera abordar mil pessoas durante toda a ação, que se estende até as 16h.

É muito importante poder contar com o apoio da Prefeitura, pois o que queremos é sensibilizar não só a população, como também os órgãos competentes para que atuem conosco no combate a esta doença silenciosa e de incidência tão alta como a hepatite C”, ressaltou a assistente social do NAPHE, Alcione Lopes, e uma das organizadoras da campanha. Segundo ela, quem apresenta o resultado positivo para a hepatite C está sendo encaminhado a uma das unidades-referência do município para realizar exames mais específicos e receber acompanhamento médico e tratamento.

Testes de glicose – Além da verificação do vírus da hepatite C, exames de glicose e aferição da pressão arterial estão sendo realizados em frente ao Mercado de São José por auxiliares técnicos do Distrito Sanitário I da Prefeitura do Recife. “Muita gente não tem a oportunidade de ir a um posto de saúde e realizar o teste de glicose. Todos os diabéticos que detectamos aqui hoje sequer tinham idéia de que possuíam a doença”, contou a auxiliar de enfermagem do Distrito Sanitário I, Renata Vieira.

É o caso de Severina Inácia, detectada com a taxa de glicose em 409 miligramas por decilitro (mg/dl). O normal é 70 a 110 mg/dl (em jejum), segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. “Eu não sabia que tinha diabetes. Faz muito tempo que fiz uma revisão médica e aproveitei essa iniciativa para me examinar. Nunca imaginei apresentar uma taxa tão elevada”, disse Severina. O aposentado Edmundo Portela estava satisfeito com a ação. “É muito importante essa iniciativa porque muitas pessoas não têm acesso a esses exames. Aqui, você pode estar passando para fazer compras ou até ir paro trabalho e se depara com a oportunidade de cuidar da sua saúde”, afirmou.

Matérias Relacionadas
- Caminhada pela Luta Antimanicomial conta com participação da PCR
- Recife conta com 17 CAPS, sendo 11 para transtornos mentais
- PCR participa da caminhada pela Luta Antimanicomial
- Feira de serviços da PCR contempla catadores de sururu na Imbiribeira
- Vigilância Sanitária fiscaliza Feira de Tatuagem
- Técnicos do MS discutem modernização do Samu-Recife
- Caminhada contra a dengue mobiliza crianças de escola municipal
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue
- Moradoras da Vila São Miguel recebem dicas para uma vida mais saudável
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite
- Fórum discute adoção de práticas saudáveis em Vila São Miguel
- Prefeitura do Recife finaliza mais uma etapa de alerta contra a dengue
- PCR apóia I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência


Enviar    Imprimir