Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

COMERCIANTES DE ALIMENTOS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA PCR

De olho na qualidade dos alimentos comercializados em lanchonetes e barraquinhas no centro da Cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu, na tarde desta terça-feira (19), uma capacitação para trabalhadores do comércio informal que atuam nos bairros do Recife e Santo Antônio. A sensibilização aconteceu no Forte das Cinco Pontas, São José, em dois horários: das 15h30 às 17h, para os que trabalham na Rua do Bom Jesus, e, das 17h às 18h, para os comerciantes do Camelódromo.

Neste primeiro encontro da capacitação com os comerciantes do Camelódromo, foram abordadas questões teóricas sobre a Vigilância Sanitária e demais conceitos como manipulação de alimentos, alimentos seguros, entre outros. Os grupos receberam instruções sobre o manuseio correto dos alimentos, seguindo as normas sanitárias, evitando contaminação por microorganismos. O fardamento obrigatório – luvas e toucas –, acondicionamento e estocagem de comidas e bebidas, higienização de equipamentos, controle de pragas e dengue também foram abordados.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário I da Prefeitura do Recife, Márcia Campos, o objetivo é fazer com que esses comerciantes apresentem aos consumidores um alimento seguro do ponto de vista da higiene e conservação. “O nosso interesse é que eles ofereçam um serviço de qualidade aos cidadãos, entendendo que é melhor orientá-los do que autuá-los”, explica Márcia. Para evitar autuação, Márcia acredita que o curso só traz melhorias no atendimento, conscientizando os comerciantes. “O nosso papel é o de orientar. Por isso, nós realizamos esse trabalho constantemente, realizando visitas, conversando e procurando fazer com que eles sigam essas instruções”, conclui.

Cícera Tavares de Souza, comerciante e vendedora de lanches – como cachorros-quentes, coxinhas, empadas – no Camelódromo, acredita ser válido esse trabalho, principalmente pelo fato de que isso se reflete na sua clientela. “O nosso propósito, participando desse curso, é que possamos trabalhar melhor, pra que tenhamos mais clientes, pois é esse o nosso sustento. Quanto mais a gente trabalhar corretamente, mais as coisas vão melhorar”, destacou.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura orienta comerciantes sobre manuseio de alimentos
- Combate às hepatites virais tem campanha apoiada pela PCR
- Caminhada pela Luta Antimanicomial conta com participação da PCR
- Recife conta com 17 CAPS, sendo 11 para transtornos mentais
- PCR participa da caminhada pela Luta Antimanicomial
- Feira de serviços da PCR contempla catadores de sururu na Imbiribeira
- Vigilância Sanitária fiscaliza Feira de Tatuagem
- Técnicos do MS discutem modernização do Samu-Recife
- Caminhada contra a dengue mobiliza crianças de escola municipal
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue
- Moradoras da Vila São Miguel recebem dicas para uma vida mais saudável
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite
- Fórum discute adoção de práticas saudáveis em Vila São Miguel
- Prefeitura do Recife finaliza mais uma etapa de alerta contra a dengue
- PCR apóia I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos


Enviar    Imprimir