Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2009 É APRESENTADA
10:48 Quinta-feira, 21 de Maio de 2009

Recife promete fazer um São João dos mais animados. De 06 a 29 de junho, serão seis arraiais: o Sítio Trindade, a Praça do Arsenal da Marinha, o Pátio de São Pedro, a Rua Tomazina, o Nascedouro de Peixinhos e a Colônia Z1 de Pescadores do Pina. Eles receberão 300 artistas e mais de 500 apresentações com cantores, grupos e poetas. Serão 24 dias do mais puro São João nordestino com patrocínio da Cachaça 51, Sabão Ala, Bombom Sonho de Valsa, Guarnier Fructis, Banco do Nordeste e incentivo cultural do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e Fade. 

A Prefeitura do Recife apresentou a programação completa na noite desta quarta-feira (20), em coletiva oferecida à imprensa, na Sala de Reboco (Cordeiro). Este ano, a festa junina recifense homenageia o cantor, compositor e instrumentista Jackson do Pandeiro (que se estivesse vivo faria 90 anos) e o compositor João Silva, um dos maiores e mais expressivos parceiros de Luiz Gonzaga. A abertura oficial acontece no dia 6 de junho, no Sítio Trindade, com uma homenagem a Jackson do Pandeiro e João Silva, quando o sanfoneiro Genaro recebe convidados num show especial onde serão apresentadas composições destes dois ícones da cultura nordestina.

Na ocasião o secretário de Cultura Renato L, disse que a festa vai primar pela qualidade artística e resgate das tradições juninas. Além de Renato, o evento contou com a presença dos secretários municipais: Karla Menezes (Assistência Social) e Samuel Oliveira (Turismo); do assessor executivo, Fernando Duarte, além da presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix e do coordenador executivo do São João, Luiz Cleodon Valença. Também estiveram presentes o homenageado João Silva, parceiro de Luiz Gonzaga, e ainda a Sra. Almira Castilho, recebendo as homenagens a Jackson do Pandeiro, de quem foi esposa e colaboradora.

Coube a Luiz Valença, a apresentação da diversificada programação do São João. Entre outros aspectos, o coordenador executivo da festa destacou a realização dos Projetos Especiais, como a Caminhada do Forró, o Quadrilhão e o Projeto Poetas Declamam Patativa do Assaré, iniciativa que visa a celebração dos 100 anos nascimento do mestre da poesia popular.

ARRASTA-PÉ – Para dar uma idéia de como será o São João 2009 no Recife, depois da coletiva, o público emendou a noite com uma grande festa que teve características de prévia. Além da imprensa que já estava presente, os convidados que foram chegando encontraram uma grande variedade de comidas e bebidas típicas.

No palco, o Quinteto Sala de Reboco deu o tom de verdadeiro festejo junino, com a participação dos artistas Josildo Sá, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Beto Hortiz, Patrícia Cruz, Silvério Pessoa, Maciel Melo, Irah Caldeira, Cristina Amaral, João Silva e Anchieta Dali. O forró, que não deixou ninguém ficar parado, foi até as 22h30.

Homenageados do São João 2009.

Mais informações.

 

 

Matérias Relacionadas
- São João do Recife ganha mais atrações
- Gennaro ensaia para abertura oficial do São João do Recife
- Prefeito e ministra participam da abertura do São João de Caruaru
- Arraial diverte crianças da creche Albérico Dornelas
- Quadrilhão levanta público no Sítio da Trindade
- Sítio da Trindade recebe artistas consagrados
- Pisa no Espinho leva 1º lugar no Concurso de Quadrilhas da Prefeitura
- Quadrilhas disputam finalíssima no Sítio da Trindade
- Estudantes levam quadrilha matuta para o Sítio da Trindade
- Funcionários da Emlurb levantam a poeira no São João
- Final de semana com atrações juninas no Pátio de São Pedro
- Quadrilhão da Rede Municipal de Ensino será no domingo (29)
- Prefeitura realiza Arraial do Servidor
- Chuva não atrapalha festa no Sítio Trindade
- Sala de Reboco leva forró pé-de-serra ao Sítio
- Cidade cenográfica atrai grande público no Sítio
- Recife faz o melhor São João do país
- E o São João do Arsenal aplaudiu Tião dos 8 Baixos
- No Pé do Ouvido e Petrúcio Amorim vitoriosos
- Forró Sensação e Mestre Saúba foram espetáculos à parte


Enviar    Imprimir