Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JORNADA CELEBRA CINCO ANOS DO CAPS DAVID CAPISTRANO

O quinto aniversário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) David Capistrano será comemorado com a realização da jornada Cinco Anos de Saúde Mental: Desafios e Possibilidades. Localizado no Ipsep, o estabelecimento é o único do tipo com funcionamento 24 horas na rede municipal de assistência. A expectativa é que, nesta quarta-feira (27), 45 pessoas compareçam ao auditório da Policlínica do Pina (avenida República do Líbano, 255), onde o encontro ocorrerá, das 8h30 ao meio-dia. A diretora geral de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez, estará no evento representando o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

“Queremos aproveitar o momento para fazer uma reflexão sobre as nossas intervenções. Muito se evoluiu na unidade nos últimos anos, mas é preciso um olhar crítico a respeito do que fazemos e como usuários, familiares e equipe técnica percebem o serviço. Trabalhar com horário ampliado é um ganho para toda a população porque amplia a capacidade de resolutividade do CAPS e é mais efetivo na substituição ao internamento psiquiátrico”, apontou a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Bernadete Pires.

Cerca de 30 pessoas compõem o quadro funcional do David Capistrano, entre equipe gerencial, médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e pessoal de limpeza, apoio, motorista, vigilância e recepção. A média mensal é de 80 a 110 usuários atendidos no período noturno e fins de semana. Nos demais horários, são contempladas de 80 a 100 pessoas. Sua inauguração, em abril de 2004, contou com a presença do então Ministro da Saúde, Humberto Costa. “Os cinco anos do CAPS David Capistrano são de muito aprendizado e construção de um trabalho que servirá de experiência para a implementação de novas unidades com o mesmo perfil. A ampliação é uma proposta da atual gestão, que pretende garantir mais portas de emergência na área de saúde mental”, completou a gerente.

Rede municipal - Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades consideradas alternativas para o tratamento de usuários com transtorno mental ou dependência do consumo de álcool, fumo e outras drogas. Na prática, substituem os hospitais psiquiátricos, oferecendo um acolhimento mais humanizado, voltado para a reinserção social. No Recife, existem 17 estabelecimentos do tipo, sendo 11 voltados para os cuidados a pessoas com transtornos mentais e seis para atendimento a dependentes químicos. Entre os CAPS que cuidam exclusivamente de transtornos, dois são infantis e um para adolescentes. Os demais são voltados para o público adulto. A rede de saúde mental do município conta ainda com 11 residências terapêuticas.

Biografia - Nascido no Recife em 1948, David Capistrano Filho é um dos maiores expoentes da humanização da assistência em saúde mental no Brasil. Também um dos principais nomes da reforma psiquiátrica no País, ele foi líder estudantil, médico, mestre em saúde coletiva, jornalista, autor e editor de livros, articulador político, conferencista, secretário municipal de saúde, prefeito de Santos e consultor do Ministério da Saúde. Casado duas vezes e pai de quatro filhos, o sanitarista morreu em 2000, em São Paulo, vitimado por complicações decorrentes de um transplante de fígado – necessário para a cura de uma cirrose por hepatite C.


Programação

• 8h15: Que história é essa de reforma da assistência psiquiátrica? - Novos dispositivos no cuidado para pessoas com transtornos mentais
• 9h15: CAPS David Capistrano, cinco anos depois – O caminho já percorrido e o muito a fazer
• 10h15: Intervalo
• 10h30: CAPS e Território – Desafios e possibilidades
• 11h30: Participação social e saúde mental: a relação com os atores

Matérias Relacionadas
- Recife qualifica profissionais que trabalham com saúde da mulher
- Municípios do Grande Recife elaboram proposta de rede de urgência integrada
- Recife ultrapassa meta e continua vacinando idosos
- Saúde apreende laticínios no Mercado de Casa Amarela
- Comerciantes de alimentos participam de capacitação promovida pela PCR
- Prefeitura orienta comerciantes sobre manuseio de alimentos
- Combate às hepatites virais tem campanha apoiada pela PCR
- Caminhada pela Luta Antimanicomial conta com participação da PCR
- Recife conta com 17 CAPS, sendo 11 para transtornos mentais
- PCR participa da caminhada pela Luta Antimanicomial
- Feira de serviços da PCR contempla catadores de sururu na Imbiribeira
- Vigilância Sanitária fiscaliza Feira de Tatuagem
- Técnicos do MS discutem modernização do Samu-Recife
- Caminhada contra a dengue mobiliza crianças de escola municipal
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue
- Moradoras da Vila São Miguel recebem dicas para uma vida mais saudável
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite


Enviar    Imprimir