Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAPS DAVI CAPISTRANO COMEMORA CINCO ANOS COM DEBATES E FESTA

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Davi Capistrano, único com funcionamento 24h na rede municipal do Recife, faz o 5° aniversário. E para comemorar mais um ano do estabelecimento, que fica localizado no Ipsep, Distrito VI, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a Iª Jornada do CAPS Davi Capistrano: Desafios e Possibilidades. Na manhã desta quarta-feira (27), usuários, familiares e técnicos estão reunidos no auditório da Policlínica do Pina, onde estão avaliando as atividades do estabelecimento desde quando foi inaugurado.

Que historia é essa de reforma da assistência psiquiátrica? – Novos dispositivos no cuidado para pessoas com transtornos mentais, e CAPS Davi Capistrano, cinco anos depois – O caminho já percorrido e o muito a fazer, foram alguns dos temas debatidos. “Buscamos refletir essas experiências sobre a assistência à saúde mental, bem como discutir estratégias para melhorar o atendimento. Então promovemos um momento de discussão onde fosse dado um foco de nível técnico, mas que, ao mesmo tempo, os funcionários e usuários participassem”, disse a gerente operacional do Davi Capistrano, Karin Melo.

Por esse motivo foi realizado, na última terça-feira (26), o Fórum Técnico exclusivo para os profissionais discutirem o modelo do CAPS 24h. “Esse tipo de estabelecimento é efetivamente potencial na assistência à saúde, pois recebemos tanto pacientes vítimas da primeira crise, quanto usuários de longo período de internação psiquiátrica, mas sem ter passado por nenhum modelo. Então, o debate contínuo é essencial”, explicou Melo.

As comemorações serão encerradas nesta quinta-feira (28), quando será realizada, no próprio CAPS, uma festa com os usuários e familiares. A partir das 16h, eles vão assistir à apresentação do Coral formado pelo grupo e ao teatro de mamulengo, com a temática saúde mental.

Davi Capistrano – O CAPS foi inaugurado em abril de 2004, com a presença do então Ministro da Saúde, Humberto Costa. Atualmente, são atendidos entre 80 e 110 usuários no período noturno e fins de semana, e, nos demais horários, são contempladas, em media, 80 a 110 pessoas. Para oferecer uma prestação de serviço de qualidade, trabalhando também o fortalecimento dos vinculo familiar e a reabilitação psicossocial, o quadro funcional é formado por cerca de 30 pessoas, entre equipe gerencial, medico psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e o pessoal da limpeza, apoio, motorista, vigilância e recepção.

Matérias Relacionadas
- Vigilância Sanitária chama atenção para a venda de carne vermelha
- Prefeitura promove palestras em evento de saúde do Exército
- Jornada celebra cinco anos do CAPS David Capistrano
- Recife qualifica profissionais que trabalham com saúde da mulher
- Municípios do Grande Recife elaboram proposta de rede de urgência integrada
- Recife ultrapassa meta e continua vacinando idosos
- Saúde apreende laticínios no Mercado de Casa Amarela
- Comerciantes de alimentos participam de capacitação promovida pela PCR
- Prefeitura orienta comerciantes sobre manuseio de alimentos
- Combate às hepatites virais tem campanha apoiada pela PCR
- Caminhada pela Luta Antimanicomial conta com participação da PCR
- Recife conta com 17 CAPS, sendo 11 para transtornos mentais
- PCR participa da caminhada pela Luta Antimanicomial
- Feira de serviços da PCR contempla catadores de sururu na Imbiribeira
- Vigilância Sanitária fiscaliza Feira de Tatuagem
- Técnicos do MS discutem modernização do Samu-Recife
- Caminhada contra a dengue mobiliza crianças de escola municipal
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue


Enviar    Imprimir