Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

DOULAS VOLUNTÁRIAS SÃO ORIENTADAS SOBRE POLÍTICAS DE REDUÇÃO DE DANOS

A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveu, na manhã desta quarta-feira (27), uma palestra sobre as políticas municipais de redução de danos para as doulas voluntárias que atuam nas três maternidades da cidade. Participaram da atividade, realizada numa sala de aula da Faculdade Boa Viagem/Imip, no bairro do Ipsep, mais de 30 mulheres que desempenham a função nas maternidades Arnaldo Marques, Bandeira Filho e Barros Lima. As doulas foram recebidas com um café da manhã pelas coordenadoras do programa das unidades de saúde, pela assessora técnica, Maristela Dal Cero e pela gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli.

A palestra faz parte de uma programação com uma série de ações alusivas ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Dia Mundial de Ação pela Saúde da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (28). Durante o evento da manhã, representantes do Programa + Vida da Prefeitura do Recife abordaram o temas das drogas e suas conseqüências para as doulas presentes. Foram debatidos assuntos como: os tipos de drogas, as diferenças entre cada umas delas, os tipos de usuários, os procedimentos para abordar uma pessoas que faz uso dessas substancias, entre outros.

Para a palestrante, técnica do Programa + Vida, Luciana Ferreira, é importante que os profissionais de saúde saibam acolher, encaminhar e ouvir sem preconceitos ou juízos de valor os dependentes químicos. “É muito difícil deixar a droga, por isso essa pessoa precisa de ajuda e de uma intervenção para que ela possa largar o vício”. Segundo a profissional, as substâncias que estão mais presentes no meio social no mundo são o tabaco, o álcool e o crack. “Nossa intenção é a disseminação da informação num trabalho de sensibilização desse público que está na ponta dos atendimentos à saúde”, afirmou.

Rosilene Leite, de 44 anos, há cinco se dedica ao trabalho voluntário como doula na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Para ela, capacitações como essa são fundamentais no aprimoramento do trabalho. “Sempre é bom aprender mais sobre assuntos como esse com os quais nos deparamos diariamente na nossa função”, ressaltou a voluntária, destacando que já acolher uma mãe que tinha problemas com drogas e que procurou tratá-la de maneira normal. Ao final da palestra, as doulas receberam kits de limpeza e higiene doados pela empresa Raimundo da Fonte para o trabalho do dia-a-dia.

No período da tarde desta quarta-feira, a ação será voltada para médicos e enfermeiros dos PSFs que serão capacitados sobre a prevenção ao choque anafilático. “Nosso objetivo é, aproveitando essas duas datas, desenvolver um trabalho proativo de qualificação dos profissionais que atendem diretamente o público e assim melhorar esse atendimento”, afirmou gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli.

Matérias Relacionadas
- Juventude é foco de seminário promovido pela PCR
- Várzea recebe Projeto Quintas da Diversidade
- Homenagens ao Padre Henrique
- Comdica realiza eleição dos novos conselheiros tutelares
- PCR celebra o Dia da Criança Cidadã
- Voluntários da PCR acompanham capacitação em Direitos Humanos
- Prefeitura do Recife realiza o Dia da Criança Cidadã
- PCR discute Combate ao Abuso e Exploração Sexual
- Curso de Formação em Direitos Humanos para Voluntários
- PCR participa de Caminhada pelo Fim da Violência Sexual
- Panfletagem marca o Dia Internacional do Combate à Homofobia
- PCR participa de campanha contra exploração sexual
- Identidade Cidadã nos Torrões
- PCR participa de atividades do Dia Internacional de Combate à Homofobia
- Prefeitura realiza curso de Libras para servidores
- Secretária de Direitos Humanos participa de eventos em Brasília
- PCR capacita voluntários em Direitos Humanos
- Comdica divulga relação dos mesários para eleição dos conselheiros tutelares
- PCR promove II Fórum de Assistência Social do Recife
- Panfletagem em prol das crianças e adolescentes


Enviar    Imprimir