Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE PREPARA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA MARCAR DIA MUNDIAL SEM TABACO

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Prefeitura do Recife planejou uma série de atividades por toda a capital pernambucana. As ações serão realizadas desta quinta-feira (28) até o dia 10 de junho e incluem abordagens como palestras, distribuição de mudas de árvores, sensibilizações e realizações de oficinas, entre outras.

Neste dia 28, a programação tem início com trabalhadores da empresa de call center Contax, na Boa Vista. Entre 10h30 e 14h30, mil funcionários da companhia receberão orientações sobre tabagismo e rede municipal de assistência a dependentes químicos. Às 19h, será a vez de estudantes do Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, também na Boa Vista, serem sensibilizados sobre o nocivo consumo de tabaco e em quais unidades da PCR é possível buscar ajuda gratuita.

Na próxima sexta-feira (29), a iniciativa será no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) CPTRA. Das 18h às 19h20, haverá palestra, exibição de filme e apresentação de grupo cultural, sempre tendo como tema o combate ao tabagismo. Fechando a ação, ocorrerá a entrega de certificados a pessoas quem concluíram o tratamento contra a dependência do fumo.

Domingo (31), quando se comemora oficialmente o Dia Mundial Sem Tabaco, uma grande mobilização será realizada no Parque Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome. Entre 10h30 e 15h30, ocorrerão palestras e oficinas de elaboração de cartazes sobre consumo de tabaco e os danos causados por ele. A ação é voltada tanto para o público infantil como para os pais e responsáveis. O resultado da empreitada ficará à mostra em murais do próprio parque. O público receberá ainda material educativo e mudas de pau-brasil, podendo também assistir a números teatrais organizados pelo grupo Saúde e Arte e observar os ‘coletes-painéis’ produzidos por fumantes e ex-fumantes em tratamento no CAPSad Vicente Araújo.

Em junho, ações ocorrerão na Universidade de Pernambuco (UPE). No dia 1o, entre 10h30 e meio-dia, serão contemplados estudantes e profissionais da Faculdade de Odontologia (FOP). No dia 4, do meio-dia às 13h, o trabalho será com alunos, funcionários e corpo docente da Escola Superior de Educação Física (Esef). Nas duas ocasiões, serão realizadas atividades educativas relacionadas à implantação de Ambientes Livres do Fumo.

Mais conhecida como Praça do Hipódromo, a Praça Tertuliano Barbosa receberá técnicos e usuários do CAPSad Vicente Araújo no dia 3 de junho. Das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h, eles vão orientar a população e entregar material explicativo sobre o controle do tabagismo aos passantes. No dia 10, entre 16h e 17h, funcionários da Central de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar, na Imbiribeira, assistirão á palestra Ambientes Livres de Fumo, Direito de Todos! Também como parte da programação municipal, agentes de Vigilância Ambiental farão panfletagem e afixarão cartazes em unidades de saúde do Distrito Sanitário V.

“É fundamental que a Prefeitura do Recife planeje e participe ativamente de ações como as do Dia Mundial Sem Tabaco. Assim, temos a oportunidade de trabalhar permanentemente novas abordagens ou temas com públicos diferentes, reforçando nosso compromisso com a promoção da saúde e melhoria de qualidade de vida da população. A cidade conta com 7.839 Ambientes Livres do Fumo e esperamos ampliar este número ainda mais, já que o consumo de cigarro e similares é, isoladamente, a maior causa de morte evitável no mundo, enquanto o tabagismo passivo responde pela terceira colocação no mesmo índice”, destacou Maristela Menezes, coordenadora de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação

28 de maio

10h30 às 14h30 - Contax Recife: rua da Aurora, Boa Vista

Informações e orientações sobre tabagismo em ação para mil jovens que trabalham em uma das três unidades da filial recifense da empresa.

19h - Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato: rua da Imperatriz, s/n, Boa Vista

Palestra sobre tabagismo em comemoração aos oito anos de existência da unidade e quatro como Ambiente Livre do Fumo.

29 de maio

 

18h às 19h20 - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) CPTRA: avenida Rosa e Silva, 2130, Tamarineira

 Palestra, exibição de filme, apresentação de grupo cultural e entrega de certificados a ex-fumantes.

 31 de maio

 10h30 às 15h30 - Parque Dois Irmãos (Horto e Jardim Zoológico): Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos

 Palestras e oficinas de elaboração de cartazes sobre tabagismo para o público infantil e parentes, com divulgação da produção em murais espalhados pelo parque; distribuição de material educativo e mudas de pau-brasil; e apresentação do grupo Saúde e Arte (Distrito Sanitário III) e de fumantes e ex-fumantes em tratamento no CAPSad Vicente Araújo, que darão orientações ao público e desfilarão com coletes-painéis produzidos por eles.

 01 de junho

 10h30 ao meio-dia – Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE): rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro

 Comemoração de seis meses da unidade como Ambiente Livre do Fumo, com a realização de atividades educativas envolvendo docentes, estudantes e funcionários.

 03 de junho:

 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30 - Praça Tertuliano Barbosa (Praça do Hipódromo)

 Técnicos e usuários do CAPSad Vicente Araújo vão orientar a população e distribuir material educativo entre os passantes.

 04 de junho

 Meio-dia às 13h – Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Esef/UPE): rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro

 Atividades com docentes, discentes e funcionários sobre tabagismo e Ambientes Livres do Fumo.

 10 de junho

 16h às 17h – Grupo Pão de Açúcar (Centro de Distribuição Imbiribeira)

 Realização da Palestra Ambientes Livres de Fumo, Direito de Todos!

 * Também como parte da programação municipal, agentes de Vigilância Ambiental farão panfletagem e afixarão cartazes em unidades de saúde do Distrito Sanitário V.

Matérias Relacionadas
- CAPS Davi Capistrano comemora cinco anos com debates e festa
- Vigilância Sanitária chama atenção para a venda de carne vermelha
- Prefeitura promove palestras em evento de saúde do Exército
- Jornada celebra cinco anos do CAPS David Capistrano
- Recife qualifica profissionais que trabalham com saúde da mulher
- Municípios do Grande Recife elaboram proposta de rede de urgência integrada
- Recife ultrapassa meta e continua vacinando idosos
- Saúde apreende laticínios no Mercado de Casa Amarela
- Comerciantes de alimentos participam de capacitação promovida pela PCR
- Prefeitura orienta comerciantes sobre manuseio de alimentos
- Combate às hepatites virais tem campanha apoiada pela PCR
- Caminhada pela Luta Antimanicomial conta com participação da PCR
- Recife conta com 17 CAPS, sendo 11 para transtornos mentais
- PCR participa da caminhada pela Luta Antimanicomial
- Feira de serviços da PCR contempla catadores de sururu na Imbiribeira
- Vigilância Sanitária fiscaliza Feira de Tatuagem
- Técnicos do MS discutem modernização do Samu-Recife
- Caminhada contra a dengue mobiliza crianças de escola municipal
- PCR apóia campanha de combate às hepatites virais
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde


Enviar    Imprimir