Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MEMORIAL LUIZ GONZAGA LANÇA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O SÃO JOÃO 2009
17:43 Segunda-feira, 1 de Junho de 2009

Até o dia 30 de junho, dentro da programação do São João 2009 da Prefeitura do Recife, o Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que fica no Pátio de São Pedro, bairro de São José, exibe vídeos, curtas de animação, e promove palestras e exposições sobre o Rei do Baião.

As exibições tiveram início nesta segunda-feira (01), com a Mostra de Vídeos sobre Gonzagão - apresentações tanto de Luiz Gonzaga, quanto de artistas que cantam e divulgam a cultura da sanfona e enaltecem o legado deixado pelo artista. Durante o período, o Memorial Luiz Gonzaga também exibe a 1ª Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga – 17 curtas-metragem que foram produzidos em 2008 por cerca de 780 alunos de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino – iniciativa viabilizada por uma parceria entre o Memorial, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife e o Programa Interministerial Mais Educação.

Ainda dentro dos Projetos Especiais do São João do Recife, haverá uma jornada de palestras com biógrafos, pesquisadores, jornalistas e compositores, que participam das discussões com João Silva, parceiro de Luiz Gonzaga e compositor que teve várias obras gravadas pelo Rei do Baião e um dos homenageados do São João 2009. Ainda dentro das palestras, o grupo vai abrir discussões sobre Jackson do Pandeiro,o segundo homenageado do São João do Recife. Paraibano, é considerado o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira que, ao lado de Gonzagão, foi o responsável pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino.

Além da programação do espaço, que funciona diariamente das 09h às 17h, durante o período junino, o Memorial também abrirá nos finais de semana, aos sábados, das 10h às 17h, para visitação. No mesmo horário de funcionamento, haverá apresentações no Pátio de São Pedro dentro do projeto Sábado Danado de Bom, com performances dos artistas Jaiminho de Exu, Zequinha dos Oito baixos, Ed Carlos e Sandra Belê.

De acordo com o educador e historiador do Memorial Luiz Gonzaga, Márcio Luna, quem visitar o espaço poderá fazer uma viagem pelo universo Gonzagueano. “O Memorial é um espaço de sentimentos e a gente não pode prever o que esse acervo vai despertar em cada visitante. O local vai fazer com que cada um pense de várias formas, ressaltar a memória do artista e a identificação do Nordeste. Muita gente chega aqui com histórias interessantes como, por exemplo, de encontros com Gonzagão, no Centro do Recife. Além de relatos daqueles que conviveram com o artista”, ressaltou Márcio Luna.

Acervo – O Memorial Luiz Gonzaga foi fundado no dia 02 de agosto de 2008, dia e mês da morte do Rei do Baião. O objetivo do equipamento cultural da Prefeitura do Recife é preservar e divulgar o legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, conjunto patrimonial imaterial que teve início nas décadas de 40 e 50 e que teve contribuição relevante para o cenário musical brasileiro no século XX.

O Memorial oferece aos visitantes, pesquisadores e turistas, um acervo formado por fotos, impressos, vídeos e arquivos de áudio, além de discos raros re 78 rotações, LPs e CDs, material adquirido pela Prefeitura do Recife proveniente de uma coleção particular de Mávio Holanda.

O Memorial Luiz Gonzaga fica na Casa 35, do Pátio de São Pedro, bairro de São José e funciona diariamente das 09h às 17h. Mais informações pelos telefones 3232.2955/2965 ou pelo site.

Matérias Relacionadas
- Museu da Cidade abre exposição sobre museus
- Murillo La Greca abre exposição in memorian ao artista Jeveva
- Murillo La Greca inicia curso de pintura para crianças
- Murillo La Greca Homenageia artista plástico
- Murillo La Greca lança várias atividades culturais
- Convite Coletiva de Imprensa
- Museu exibe vídeo Traços de Murillo La Greca
- Murillo La Greca abre seleção para curadorias
- Museu da Cidade oferece história e teatro
- Oficina de cerâmica inicia no Murillo La Greca
- Museu do Recife teatraliza a história da cidade
- Murillo La Greca realiza inscrições para curso de argila
- Museu da Cidade do Recife promove ação educativa
- Oficina de encadernação artesanal acontece no Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife comemora 27 anos homenageando Frei Caneca
- Museu Murillo La Greca oferece seis oficinas em janeiro
- Museu da Cidade expõe negativos em vidro recuperados
- Curso de aquarela com modelo vivo com inscrições abertas
- Museu da Cidade está em roteiro de mostra
- Projeto cultural torna arte mais visível ao público


Enviar    Imprimir