Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

DIREITOS HUMANOS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE RACISMO E SEGURANÇA PÚBLICA
00:00 Terça-feira, 2 de Junho de 2009

Na manhã desta terça-feira (02), a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, compôs a mesa de abertura do seminário Discutindo o Racismo Institucional, Segurança Pública e Relações Raciais, realizado pela Secretaria de Defesa Social do Estado.

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, Geraldão, e contou com a presença de 3.100 policiais, sendo eles, militares, civis e bombeiros. O seminário é uma parceria da SDS com o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – Cepir, a Gerência Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária – GGAIIC, e o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional – GTERI e tem como objetivo capacitar os policiais do Estado a realizarem uma melhor abordagem, sem discriminação racial contra os cidadãos.

Também estiveram presentes o secretário executivo da Cepir, Jorge Arruda, além de representantes dos órgãos operativos das polícias e do Governo do Estado.

Este é um marco inédito, pois é a primeira vez no País que mais de três mil policiais estão reunidos para ouvir falar sobre igualdade racial e contra o racismo institucional”, afirmou a secretária Amparo Araújo.

GTERI - Com o objetivo de instruir todo efetivo dos órgãos operativos de defesa social do Estado contra a discriminação, preconceito e estereótipos racistas dentro e fora das organizações, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social – SDS, lançou, no dia 20 de maio, no auditório da SDS, o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional – GTERI. Esta é uma prática pedagógica que fortalece o programa Pacto Pela Vida.

Por meio do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – Cepir, o projeto, que tem início a partir deste mês de junho, consiste em humanizar o policial (Militar, Civil e Corpo de Bombeiros) que é um servidor da segurança pública, conscientizando-o sobre uma abordagem a favor dos direitos humanos. Além de promover a integração entre as secretarias e órgãos estaduais. Inicialmente passarão pelo programa os 3.100 formandos do curso de soldados, para em seguida, serem beneficiados os já existentes nos efetivos.

Matérias Relacionadas
- Comitê das Pessoas com Deficiência promove primeira reunião
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo traz palestra sobre enfretamento à violência
- PCR leva crianças ao teatro
- PCR promove seminário intersetorial em prol da juventude
- PCR recebe I Seminário do Projeto TAMPOPO
- Prefeitura presta homenagens ao Padre Henrique
- Juventude é foco de seminário promovido pela PCR
- Doulas voluntárias são orientadas sobre políticas de redução de danos
- Várzea recebe Projeto Quintas da Diversidade
- Homenagens ao Padre Henrique
- Comdica realiza eleição dos novos conselheiros tutelares
- PCR celebra o Dia da Criança Cidadã
- Voluntários da PCR acompanham capacitação em Direitos Humanos
- Prefeitura do Recife realiza o Dia da Criança Cidadã
- PCR discute Combate ao Abuso e Exploração Sexual
- Curso de Formação em Direitos Humanos para Voluntários
- PCR participa de Caminhada pelo Fim da Violência Sexual
- Panfletagem marca o Dia Internacional do Combate à Homofobia
- PCR participa de campanha contra exploração sexual
- Identidade Cidadã nos Torrões


Enviar    Imprimir