Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo discute violência contra idosos Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

II FÓRUM RECIFE DE ENVELHECIMENTO ATIVO DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS
00:00 Terça-feira, 2 de Junho de 2009

Antônio Tenório
Encontro aconteceu na FAFIRE
Encontro aconteceu na FAFIRE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), promoveu mais um encontro do II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. A atividade foi realizada na tarde desta terça-feira (02), no auditório da faculdade, no bairro da Boa Vista. Este foi o terceiro encontro do 2º Ciclo de palestras do Fórum, que teve como tema o Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

Grupos de idosos das seis RPAs da Cidade participaram do encontro, além de representantes do Conselho da Pessoa Idosa e convidados dos municípios de Limoeiro, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe. A mesa de palestrantes foi composta pela promotora do Idoso do Ministério Público de Pernambuco, Yelena de Fátima; a defensora pública Cristina Sakaki; e o representante da Delegacia do Idoso, Eronildo Farias. Na ocasião, o coral de idosos Novo Milênio brindou os participantes com canções juninas.

Os palestrantes falaram sobre as campanhas de enfrentamento à violência contra os idosos, e houve também distribuição de material informativo sobre a rede de atendimento à pessoa idosa vítima de violência. Segundo a titular da Gerência da Pessoa Idosa da SDHSC, Alexandrina Medeiros, é um compromisso da Prefeitura do Recife, discutir a questão da violência contra os idosos. “A PCR discute o assunto numa perspectiva de mudança de postura, de poder assegurar os direitos da pessoa idosa”, afirmou Alexandrina. Para a participante Zilna Gomes, 73 anos, o tema da palestra foi muito importante. “Achei as discussões muito proveitosas. A gente aprende muito quando sai de casa e começa a participar desses fóruns. Eu participo de todos, não perco um”, revelou.

O evento foi encerrado com a apresentação de uma peça retratando a violência contra a pessoa idosa, realizada pelo grupo dos Círculos Populares da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer. O próximo encontro do 2º Ciclo será realizado no dia 7 de julho, com o tema “Sexualidade dos Sessentões”. O II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo tem o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para um intercâmbio de idéias que contribuam para a construção de um envelhecer com saúde e qualidade, proporcionando diversos debates sobre temas relacionados à Terceira Idade. Os encontros são realizados nas primeiras terças-feiras de cada mês, até o final do ano.

Matérias Relacionadas
- Direitos Humanos participa de seminário sobre Racismo e Segurança pública
- Comitê das Pessoas com Deficiência promove primeira reunião
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo traz palestra sobre enfretamento à violência
- PCR leva crianças ao teatro
- PCR promove seminário intersetorial em prol da juventude
- PCR recebe I Seminário do Projeto TAMPOPO
- Prefeitura presta homenagens ao Padre Henrique
- Juventude é foco de seminário promovido pela PCR
- Doulas voluntárias são orientadas sobre políticas de redução de danos
- Várzea recebe Projeto Quintas da Diversidade
- Homenagens ao Padre Henrique
- Comdica realiza eleição dos novos conselheiros tutelares
- PCR celebra o Dia da Criança Cidadã
- Voluntários da PCR acompanham capacitação em Direitos Humanos
- Prefeitura do Recife realiza o Dia da Criança Cidadã
- PCR discute Combate ao Abuso e Exploração Sexual
- Curso de Formação em Direitos Humanos para Voluntários
- PCR participa de Caminhada pelo Fim da Violência Sexual
- Panfletagem marca o Dia Internacional do Combate à Homofobia
- PCR participa de campanha contra exploração sexual


Enviar    Imprimir