Atalhos de navegação:

    Saúde     PCR realiza 13º Curso de Formação para Doula Comunitária Voluntária Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR REALIZA 13º CURSO DE FORMAÇÃO PARA DOULA COMUNITÁRIA VOLUNTÁRIA
00:00 Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Antônio Tenório
Aulas acontecem até amanhã (05)
Aulas acontecem até amanhã (05)

A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveu, nesta quinta-feira (04), o segundo dia do 13º Curso de Formação para Doula Comunitária Voluntária. Com o objetivo de capacitar novas voluntárias para ajudar às parturientes durante o pré-parto e o nascimento do bebê, nesta edição, o curso reúne 33 candidatas. As aulas acontecem até esta sexta-feira (05), na ONG SOS Corpo, no bairro da Madalena, das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora do programa Doula Comunitária na Maternidade Municipal Arnaldo Marques, Graça Laet, a capacitação aborda temas importantes sobre o que é gravidez, os períodos clínicos do parto, o funcionamento do SUS, ética profissional e como auxiliar a gestante antes, durante e após o parto. “São três dias de aulas teóricas. Em seguida, as voluntárias terão ainda aulas práticas, nas maternidades. Só as candidatas que realizarem as atividades com sucesso serão chamadas para atuarem como doulas”, explicou.

Segundo a coordenadora do programa na Maternidade Municipal Barros Lima, Rosário Oliveira, esta ação municipal faz parte da política de humanização do Ministério da Saúde. “Este trabalho da Prefeitura do Recife é uma ação pioneira, que já está sendo referência para a capacitação de doulas de cidades no Norte e Nordeste”, afirmou. De acordo com a coordenadora do programa na Maternidade Municipal Bandeira Filho, Graça Valeriano, o trabalho da doula consiste em oferecer o acolhimento às gestantes, com apoio físico e emocional, oferecendo tranqüilidade na hora do parto. “A Prefeitura do Recife realiza este trabalho desde 2003, promovendo ainda, durante todo o ano, cursos de formação continuada para melhor capacitar as doulas”, informou.

Para a voluntária Nara Maria, trabalhar como doula é, antes de tudo, uma realização pessoal. “Para a mulher, o parto é um momento de fragilidade, onde a gestante necessita de apoio, amor e carinho. E é isso que podemos proporcionar”, explicou. Assim como ela, a participante Silvania Leite vê no trabalho voluntário uma forma de ajudar o próximo. “Estou gostando muito de participar desse curso, o trabalho é muito bonito. Vamos poder auxiliar outras mulheres na preparação para o nascimento, um momento muito importante em suas vidas”, definiu a voluntária. Para se tornar uma doula é preciso ser maior de 18 anos, morar na comunidade e ter disponibilidade para dar um plantão de 12 horas por semana, podendo ser diurno ou noturno.

 

Matérias Relacionadas
- Saúde ambiental é tema de seminário para profissionais da área
- PCR realiza curso para Doula Comunitária
- Seminário promove atualização de agentes de saúde ambiental
- PCR promove ação contra o tabagismo na Praça do Hipódromo
- Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Parque Dois Irmãos
- CPTRA comemora Dia Mundial Sem Tabaco
- Ação no Horto marca Dia Mundial Sem Fumar neste domingo (31)
- Pediatras participam de café da manhã sobre dengue
- Feira de saúde movimenta UR-4 e UR-5 nesta sexta
- Recife continua vacinando idosos até esta sexta
- Recife prepara programação especial para marcar Dia Mundial Sem Tabaco
- CAPS Davi Capistrano comemora cinco anos com debates e festa
- Vigilância Sanitária chama atenção para a venda de carne vermelha
- Prefeitura promove palestras em evento de saúde do Exército
- Jornada celebra cinco anos do CAPS David Capistrano
- Recife qualifica profissionais que trabalham com saúde da mulher
- Municípios do Grande Recife elaboram proposta de rede de urgência integrada
- Recife ultrapassa meta e continua vacinando idosos
- Saúde apreende laticínios no Mercado de Casa Amarela
- Comerciantes de alimentos participam de capacitação promovida pela PCR


Enviar    Imprimir