Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE AMBIENTAL É TEMA DE SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA
11:48 Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Cerca de cem profissionais de todos os Distritos Sanitários do Recife, entre eles, gerentes de áreas, técnicos do Programa de Saúde Ambiental (PSA) e dos Postos Saúde da Família (PSF), participam, na manhã desta quinta-feira (04), do I Seminário de Atualização em Saúde Ambiental. O encontro acontece no auditório da sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Jardim São Paulo, é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Distrito Sanitário V), e faz parte das comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente.

O objetivo da atividade é conscientizar o agente que trabalha com o segmento da importância da preservação do meio ambiente. “A ação também visa por em prática o compromisso da atual gestão de oferecer constantemente capacitações para qualificar os servidores”, disse o gerente do PSA, Otoniel Barros.

Na abertura da programação, a gerente do Distrito Sanitário V, Rita Tenório, falou sobre a importância do evento. “Esses profissionais atuam no cuidado com o espaço urbano visando à prevenção de possíveis conseqüências da atuação da população, como jogar lixo nos lugares indevidos. Então, é preciso tirá-los um pouco do campo, pois, entendemos que é importante sensibilizar e reciclar esses trabalhadores”, explicou. Os participantes assistiram às palestras: “Ecologia Urbana”, ministrada pela pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Solange Coutinho, “Zoonoses Urbanas”, tema explorado pela gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Denize Oliveira e, encerrando o momento teórico, o gerente do PSA, Otoniel Barros, falou sobre “O Impacto do PSA na Cidade do Recife”. “Estamos fazendo um comparativo da época antes da implantação do programa, em 2002, com a realidade atual. Constatamos a diminuição de casos de dengue e a diminuição da letalidade por leptospirose”, acrescentou Barros.

Em seguida, os profissionais assistiram à peça “A importante e difícil tarefa do ASACE”, apresentada pelo Teatro de Bonecos do grupo Asas da Imaginação. “Estamos promovendo um resgate das atuações deles que já acontece há um bom tempo. São profissionais que produzem histórias e os bonecos para as apresentarem nas escolas, um dos nossos principais públicos-alvo, afinal, as crianças são o futuro da nossa cidade”, apresentou Tenório.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza curso para Doula Comunitária
- Seminário promove atualização de agentes de saúde ambiental
- PCR promove ação contra o tabagismo na Praça do Hipódromo
- Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Parque Dois Irmãos
- CPTRA comemora Dia Mundial Sem Tabaco
- Ação no Horto marca Dia Mundial Sem Fumar neste domingo (31)
- Pediatras participam de café da manhã sobre dengue
- Feira de saúde movimenta UR-4 e UR-5 nesta sexta
- Recife continua vacinando idosos até esta sexta
- Recife prepara programação especial para marcar Dia Mundial Sem Tabaco
- CAPS Davi Capistrano comemora cinco anos com debates e festa
- Vigilância Sanitária chama atenção para a venda de carne vermelha
- Prefeitura promove palestras em evento de saúde do Exército
- Jornada celebra cinco anos do CAPS David Capistrano
- Recife qualifica profissionais que trabalham com saúde da mulher
- Municípios do Grande Recife elaboram proposta de rede de urgência integrada
- Recife ultrapassa meta e continua vacinando idosos
- Saúde apreende laticínios no Mercado de Casa Amarela
- Comerciantes de alimentos participam de capacitação promovida pela PCR
- Prefeitura orienta comerciantes sobre manuseio de alimentos


Enviar    Imprimir