Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

MUTIRÃO DE LIMPEZA BENEFICIA 760 FAMÍLIAS NO CORDEIRO
00:00 Sexta-feira, 5 de Junho de 2009

Cerca de 760 famílias residentes no Conjunto Habitacional Casarão do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, estão sendo beneficiadas por um mutirão de limpeza promovido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A iniciativa faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura do Recife em 15 conjuntos da capital pernambucana, reforçando o compromisso da administração municipal com a política habitacional da Cidade. O trabalho ensejará a criação do programa de Gestão Condominial, que objetiva capacitar os representantes de cada localidade para gerir os conjuntos de forma sustentável e independente.

De acordo com o diretor de Planejamento e Articulação Social da Secretaria de Habitação, Onildo Romão, as atividades iniciadas na manhã desta sexta-feira (05), são o resultado de um trabalho integrado entre várias secretarias. “A partir da determinação do prefeito João da Costa, iniciamos a vistoria dos apartamentos para levantarmos a situação estrutural de cada edifício a fim de que possamos direcionar os esforços para a manutenção dos prédios. Não estamos simplesmente realizando a limpeza destes conjuntos. Estamos nos reunindo com cada liderança, capacitando as pessoas, mostrando que elas podem atuar de forma mais responsável no local onde vivem”, ponderou.

O mutirão de limpeza contou com a participação de uma equipe de 12 garis, que realizaram atividades de varrição, capinação, coleta de lixo e entulhos espalhados por toda a comunidade. As atividades terão prosseguimento durante a manhã deste sábado (06). Além das ações de limpeza, os moradores também estão sendo orientados por agentes do Programa de Saúde Ambiental (PSA) sobre os riscos do acúmulo de lixo junto às áreas habitadas pelos moradores.

É essencial realizar também um trabalho de conscientização junto à população. Há a necessidade de que eles aprendam a não espalhar o lixo livremente como acontece por aqui, pelos diversos problemas que essa atitude ocasiona, como a proliferação de ratos, baratas e das mais diversas doenças. Por isso estamos trabalhando com uma equipe de oito técnicos do PSA para orientar as pessoas”, comentou um dos supervisores do PSA, Jéferson Lins. Além da Secretaria de Habitação, fazem parte do conjunto de ações as secretarias de Saúde, de Planejamento Participativo e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Matérias Relacionadas
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano
- Prefeitura faz mutirão de limpeza na cidade
- Prefeitura realiza IV Gari Copa de futebol
- Debate sobre coleta e destinação do lixo na Câmara de Vereadores
- Funcionários festejam 30 anos da Emlurb
- PCR realiza campanha da coleta seletiva em Setúbal
- Emlurb comemora 30 anos de fundação
- Campanha divulga coleta seletiva em Boa Viagem
- Limpeza urbana na comunidade do Entra Apulso
- Prefeito lança ações de limpeza nos canais
- Prefeitura faz campanha ambiental em Boa Viagem
- PCR intensifica limpeza de galerias e canaletas
- Prefeitura inicia mutirões para limpeza de galerias
- PCR promove retirada de propaganda irregular no Centro


Enviar    Imprimir