Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PCR REALIZA MOBILIZAÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
18:48 Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

Começa nesta terça-feira (09), uma série de mobilizações realizadas pelo Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI) da Prefeitura do Recife, com o intuito de promover e garantir o atendimento aos direitos das crianças e adolescentes explorados pelo trabalho infantil. A iniciativa faz parte das comemorações do dia 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O principal objetivo da campanha é chamar atenção para o importante papel que toda a população tem no desafio de erradicar a exploração do trabalho infantil. Entre as ações serão realizadas panfletagens nos locais de maior incidência de trabalho infantil, e também palestras, caminhadas, além de assinatura dos novos convênios com entidades que participam do PETI.

Durante a manhã desta terça-feira, às 9h, haverá distribuição de folhetos explicativos nos mercados públicos de Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados, no Hiper Bompreço da Caxangá e no Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa).

Na quinta-feira, às 9h, no auditório do 15º andar do edifício-sede da Prefeitura, acontecerá o Seminário Ações do Recife para debater a Erradicação do Trabalho Infantil. O evento contará com a participação da secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo e do secretário de Educação, Cláudio Duarte. A presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Marileide Sena, também irá compor a mesa de debates.

Na ocasião, acontecerá o lançamento do Programa Ministério Público nas Escolas (MPT), com a presença da Procuradora do Trabalho, Drª Débora Tito. O programa visa a oferecer aos educadores e alunos informações sobre o combate à mão-de-obra infantil e incentivar a população a denunciar casos de exploração.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Miriam Padilha, irá discorrer uma palestra sobre o tema “Trabalho Infantil” e o Instituto Filadélfia fará uma apresentação Artística e Cultural do Núcleo da RPA 5.

Na sexta-feira, às 9h, acontece uma caminhada com panfletagem, concentrando-se no Terceiro Jardim na Praia de Boa Viagem. A ação tem como objetivo sensibilizar banhistas e comerciantes da Orla sobre o enfrentamento do Trabalho Infantil. As atividades serão encerradas com a Apresentação Artística e Cultural do Núcleo da RPA 06 IMESP e Turma do Flau, no Primeiro Jardim.

No final de semana, a programação segue no domingo (14), às 8h, com a participação de 50 crianças assistidas pelo PETI na Corrida das Pontes. E na segunda-feira (15), no Teatro Barreto Júnior, Pina, às 14h, acontecerá uma Mesa com a Assinatura dos novos Convênios com entidades que participam do Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI). Em seguida, haverá apresentações dos Núcleos das RPAs com as crianças do Programa e a apresentação da peça “Árvore de Julia”

O PETI atende cerca de 3.990 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na cidade do Recife e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.


Matérias Relacionadas
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Prefeitura participa de debate sobre Controle Social em Brasília
- Alunos do CSU Afrânio Godoy conquistam medalhas de Jiu-Jitsu
- Karla Menezes participa de homenagem ao Dia do Assistente Social
- Jovens participam de oficinas educativas
- Pesquisa apresenta dados sobre o Bolsa Família do Recife
- Pesquisa sobre o Bolsa Família é divulgada em palestra
- Prefeitura realiza 1ª reunião com o Grupo Gestor do BPC na Escola
- InfoPart Governo na Comunidade forma nova turma de alunos
- Atores do ProJovem emocionam com encenação da Santa Ceia
- João da Costa empossa novo Conselho de Assistência Social
- Santa Ceia é encenada para moradores dos Coelhos
- Secretária de Assistência Social participa de audiência pública
- Karla Menezes participa de audiência pública na Câmara
- Secretaria de Assistência Social discute parceria com UFPE
- Prefeitura abre Semana de Celebração da Páscoa
- PCR recebe documentação para recadastramento da Carteira de Livre Acesso
- Secretária visita o Alto Santa Terezinha


Enviar    Imprimir