Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PCR REALIZA SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO DO TRABALHO INFANTIL
15:53 Quinta-feira, 11 de Junho de 2009

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que será celebrado nesta sexta-feira (12), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na manhã desta quinta-feira (11), no auditório Capiba (15º andar do edifício-sede) o seminário “Ações do Recife para Debater a Erradicação do Trabalho Infantil”. Na ocasião, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou o programa “Ministério Público nas Escolas”, uma cartilha que será trabalhada junto a professores e alunos de instituições públicas de ensino de todo o País. A cartilha demonstra os malefícios trazidos por esta forma de exploração e apresenta os direitos assegurados por lei aos menores, através do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento contou com a participação da secretária de Assistência Social, Karla Menezes, da secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo, e da presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Marileide Sena.

A apresentação da cartilha ficou a cargo da procuradora do Trabalho, Débora Tito, que explicou como funcionará o programa. “Trabalharemos em duas frentes distintas a partir de agosto. Um dos materiais será direcionado às crianças, que serão orientadas sobre a questão do trabalho infantil, através de uma história em quadrinhos bastante didática”, explicou Débora. Segundo a procuradora, além deste foco, o programa capacitará professores sobre a maneira correta de abordar o tema em sala de aula, para que possam tocar em assuntos como: os direitos assegurados aos jovens, quando o trabalho infantil é crime, quais são as entidades que trabalham em torno da causa, entre outros correlatos. Em todo o País, cerca de 250 mil exemplares da cartilha serão distribuídos nas instituições de ensino. Em Pernambuco, outros nove municípios devem receber o material, além do Recife.

O seminário serviu também para o debate de novas idéias em torno da remodelação do Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI). “Precisamos definir os fatores que determinam a existência do trabalho infantil para que possamos atuar sobre eles. Para isso, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil realizou um diagnóstico sobre o problema em Pernambuco. Este trabalho servirá tanto para a confecção do plano estadual, quanto para a revisão do plano municipal, para que, em 2010, não cometamos os mesmos erros do passado e possamos enfrentar o problema com ações concretas”, ponderou o coordenador do Programa de Diretos da Criança do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Renato Pinto.

Já a secretária de Assistência Social, Karla Menezes, fez questão de destacar o importante trabalho desenvolvido em parceria por governo e entidades da sociedade civil. “Graças a esta união conseguimos atender diariamente mais de 3 mil jovens no Município. Os desafios são muitos, apesar dos avanços. A sociedade precisa parar de achar normal que crianças sejam forçadas a trabalhar enquanto deveriam estar na escola. É uma grave violação de direitos. Trabalharemos incessantemente para enfrentar o problema de frente e para isso precisamos da ajuda de todos”, comentou Karla. O seminário realizado nesta manhã faz parte de uma série de atividades educativas desenvolvidas desde a última terça-feira (09), pela Secretaria de Assistência Social em ação conjunta com a Diretoria do Voluntariado para alertar a população sobre o problema que aflige 4,8 milhões de crianças em todo o País. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Prefeitura participa de debate sobre Controle Social em Brasília
- Alunos do CSU Afrânio Godoy conquistam medalhas de Jiu-Jitsu
- Karla Menezes participa de homenagem ao Dia do Assistente Social
- Jovens participam de oficinas educativas
- Pesquisa apresenta dados sobre o Bolsa Família do Recife
- Pesquisa sobre o Bolsa Família é divulgada em palestra
- Prefeitura realiza 1ª reunião com o Grupo Gestor do BPC na Escola
- InfoPart Governo na Comunidade forma nova turma de alunos
- Atores do ProJovem emocionam com encenação da Santa Ceia
- João da Costa empossa novo Conselho de Assistência Social
- Santa Ceia é encenada para moradores dos Coelhos
- Secretária de Assistência Social participa de audiência pública
- Karla Menezes participa de audiência pública na Câmara
- Secretaria de Assistência Social discute parceria com UFPE


Enviar    Imprimir