Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR CELEBRA DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
00:00 Sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado na próxima segunda-feira (15), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoverá uma série de atividades de sensibilização junto à população. Para reafirmar a importância da data serão realizadas apresentações culturais com grupos de pessoas idosas, feira de serviços, e distribuição de fitinhas em dois grandes pontos de circulação da cidade. A ação acontece na Estação Central do Metrô Recife, no bairro de São José, e no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

A abertura da programação será 07h, desta segunda (15), na Estação Central do Metrô Recife, e contará com a presença da secretária municipal de Direitos Humanos, Amparo Araújo. No local se apresentarão os grupos de idosos, Coral Novo Milênio; União e Independência; Velha Guarda de Areias, Círculos Populares do Recife e SESC Casa Amarela. Durante as exibições, uma equipe da Gerência da Pessoa Idosa da prefeitura irá entregar fitinhas com dizeres destacando a data aos usuários e freqüentadores do metrô. Em paralelo às atrações culturais, haverá no espaço uma Feira de Serviços e Informações. Serão montados stands do INSS/ Benefício de Prestação Continuada (BPC); Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ/PE); Associação de Parkinson de Pernambuco (PARKINSON/PE); aferição de pressão arterial; Ministério Público / Promotoria do Idoso; Juizado do Idoso; Delegacia do Idoso com a presença de uma unidade móvel para o registro de queixas; Defensoria Pública; Secretaria Estadual de Saúde / Gerência de Atenção a Saúde do Idoso; UPE – Hospital Oswaldo Cruz; e limpeza de pele.

No horário da tarde, a partir das 13h, a atividade será no aeroporto. No local, também haverá apresentações culturais e distribuição de fitas com mensagens em português e em inglês para os passageiros e público em geral. Já na terça-feira (16), às 9h, a equipe da Prefeitura realiza novamente a entrega de fitinhas no aeroporto. “Nossa intenção é informar e principalmente formar à população na perspectiva de criar uma consciência de que o idoso é um cidadão com direitos e deveres, garantindo assim o respeito e o reconhecimento da importância da pessoa idosa na sociedade”, destacou a titular da Gerência da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Alexandrina Medeiros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Recife é a terceira maior capital em número de idosos do país. E, de acordo com os registros da Delegacia do Idoso de Pernambuco, o maior número de agressões denunciadas ao órgão contra idosos acontecem dentro da própria família.

Histórico da data - Em 15 de junho de 2006, o INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), elegeu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa (World Elder Abuse Awareness Day), com o objetivo principal de criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a idéia de não aceitá-la como sendo normal, e apresentando formas da prevenção. A ONU passou a reconhecer, então, que a violência à pessoa idosa é violação aos direitos humanos.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros Tutelares do Recife tomam posse
- Comdica realiza conferência neste sábado
- Mulheres vítimas de violência participam de cursos
- PCR participa das comemorações do Dia Internacional da Prostituta
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo discute violência contra idosos
- Direitos Humanos participa de seminário sobre Racismo e Segurança pública
- Comitê das Pessoas com Deficiência promove primeira reunião
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo traz palestra sobre enfretamento à violência
- PCR leva crianças ao teatro
- PCR promove seminário intersetorial em prol da juventude
- PCR recebe I Seminário do Projeto TAMPOPO
- Prefeitura presta homenagens ao Padre Henrique
- Juventude é foco de seminário promovido pela PCR
- Doulas voluntárias são orientadas sobre políticas de redução de danos
- Várzea recebe Projeto Quintas da Diversidade
- Homenagens ao Padre Henrique
- Comdica realiza eleição dos novos conselheiros tutelares
- PCR celebra o Dia da Criança Cidadã
- Voluntários da PCR acompanham capacitação em Direitos Humanos
- Prefeitura do Recife realiza o Dia da Criança Cidadã


Enviar    Imprimir