Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR LEMBRA DIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
10:21 Segunda-feira, 15 de Junho de 2009

O número de denúncias faz o alerta: só entre janeiro e maio deste ano foram registrados 363 boletins de ocorrência na Delegacia do Idoso. Para celebrar o 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promove, nesta segunda (15) e terça-feira (16), uma série de apresentações culturais com grupos de pessoas idosas. As atividades acontecem em dois grandes pontos de circulação da cidade, na Estação Central do Metrô Recife, no bairro de São José, e no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, e conta com o apoio de várias instituições parceiras.

Nesta segunda (15), o evento foi realizado na Estação Central do Metrô Recife, quando se apresentaram os grupos de idosos: Coral Novo Milênio, que comemora 10 anos em 2009, União e Independência; Velha Guarda de Areias, Círculos Populares do Recife e SESC Casa Amarela. A ação foi acompanhada pela secretária municipal de Direitos Humanos, Amparo Araújo. “Recife é a terceira capital do país com maior número de idosos, o que significa uma boa qualidade de vida. Resultado da base consolidada formada pela política pública implantada na cidade, que oferece grande espaço de acolher essa parcela da população”, ressaltou.

Em todas as ocasiões, uma equipe da Gerência da Pessoa Idosa entrega fitinhas com dizeres destacando a data aos usuários e freqüentadores dos dois espaços públicos. Além das apresentações culturais a ação conta com uma Feira de Serviço e Informações, formada por stands do INSS/ Beneficio de Prestação Continuada (BPC); Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ/PE); aferição de pressão arterial e glicose; Ministério Público/Promotoria do Idoso; Juizado do Idoso; Delegacia do Idoso, com a presença de uma unidade móvel para o registro de queixas; Defensoria Pública; Secretaria Estadual de Saúde/Gerencia de Atenção a Saúde do Idoso; UPE – Hospital Oswaldo Cruz; e limpeza de pele.

Na prática a violência é trabalhada na capital pernambucana de forma intersetorial, discutindo de forma articulada com os mais variados segmentos, como a cultura, o esporte e o lazer. “Entendemos o idoso como um cidadão de direito em potencial, então, a nossa concepção é valorizar ao máximo aqueles que construíram a história ontem e a matem consolidada hoje, independente da idade”, falou a titular da Gerência da Pessoa Idosa, Alexandrina Medeiros.

Para o seu Antônio Severino dos Santos, 75 anos, que faz parte do Coral Novo Milênio, cantar renova suas energias. “Sinto-me muito bem porque aqui a gente pode tudo: dançar, cantar e até mesmo passear pelo Nordeste. Já fomos à Natal, Maceió, Paraíba”, disse animado. Para a colega Lindalva Xavier, de 72 anos, a satisfação é também os contatos. “O grupo nos permite conviver com o povo em reunião. E essa é uma forma de eu me sentir bem”.

A população aprovou a iniciativa. “Não sabia da data e acho muito importante fazer esse tipo de trabalho, sobretudo por ser uma forma de distraí-los. É muito bonito ver a apresentação deles, a felicidade está clara em cada integrante do grupo”, observou a usuária Rosangela de Lima Martins, que foi surpreendida quando desceu na Estação Central.

A partir das 13h desta segunda, a atividade será realizada no aeroporto, com mensagens distribuídas em português e em inglês. E na terça-feira (16), a entrega de fitinhas acontecerá a partir das 9h, também no aeroporto.

Matérias Relacionadas
- PCR discute direitos dos ciganos na Casa dos Conselhos
- Prefeito encerra semana dedicada à erradicação do trabalho infantil
- PCR celebra Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
- Conselheiros Tutelares do Recife tomam posse
- Comdica realiza conferência neste sábado
- Mulheres vítimas de violência participam de cursos
- PCR participa das comemorações do Dia Internacional da Prostituta
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo discute violência contra idosos
- Direitos Humanos participa de seminário sobre Racismo e Segurança pública
- Comitê das Pessoas com Deficiência promove primeira reunião
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo traz palestra sobre enfretamento à violência
- PCR leva crianças ao teatro
- PCR promove seminário intersetorial em prol da juventude
- PCR recebe I Seminário do Projeto TAMPOPO
- Prefeitura presta homenagens ao Padre Henrique
- Juventude é foco de seminário promovido pela PCR
- Doulas voluntárias são orientadas sobre políticas de redução de danos
- Várzea recebe Projeto Quintas da Diversidade
- Homenagens ao Padre Henrique
- Comdica realiza eleição dos novos conselheiros tutelares


Enviar    Imprimir