Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ENCONTRO DISCUTE DOENÇA FALCIFORME EM MULHERES
21:25 Quarta-feira, 17 de Junho de 2009

O Recife será sede, nesta quinta (18) e sexta (19), do I Encontro Nacional de Mulheres com Doença Falciforme. Parceria entre Ministério da Saúde e Governo do Estado, entre outras instituições, o evento tem apoio da Prefeitura do Recife, que ainda coordena uma das mesas temáticas do encontro. Viajando a trabalho, o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, será representado na solenidade de abertura pela assessora Graça Cavalcanti. O seminário ocorrerá no Hotel Jangadeiro (Avenida Boa Viagem, 3114, Boa Viagem), entre 9h e meio-dia e das 14h30 às 17h30.

A expectativa é que estejam presentes mais de 40 representantes de Estados, gestores e entidades que trabalham com pessoas com anemia falciforme. Nesta quinta, no primeiro momento, haverá uma abordagem de gênero e étnica, com ênfase para a situação das negras e da sua inclusão racial e social no Brasil.

Em seguida, a gerente municipal de Atenção à Saúde da População Negra, Miranete Arruda, conduzirá as discussões sobre vida reprodutiva, gestação, parto e climatério em mulheres com a doença. “As ações direcionadas para a assistência à doença falciforme formam o eixo condutor das nossas estratégias de saúde desde 2001, muito antes mesmo de o Ministério da Saúde publicar uma portaria normatizando o conteúdo, o que ocorreu somente este ano. O Recife é um dos pioneiros nessa proposta e, atualmente, é referência no assunto, assim como Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também possuem experiência acumulada na área”, comentou Miranete.

À tarde, as representantes se dividirão em grupos de trabalho para repercutir o que querem e buscam no Sistema Único de Saúde - SUS. Uma plenária fechará primeiro dia de evento. Na sexta, o dia será dedicado à programação especial que a Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco preparou para encerrar o encontro.

Políticas - O Programa de Anemia Falciforme foi instituído em 2001 e, desde então, com a implantação do Programa de Atenção à Saúde da População Negra, em 2006, vem trabalhando com o intuito de diagnosticar precocemente e acompanhar os casos que chegam à rede de saúde municipal. A Prefeitura do Recife oferece, nas três maternidades do município, o teste do pezinho, que identifica precocemente a doença. Por sua vez, o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.

Além dessas ações, a Saúde do Recife oferece assistência especializada nos laboratórios de hematologia das policlínicas Albert Sabin, Lessa de Andrade e Agamenon Magalhães. A assistência se traduz em aconselhamento genético para pessoas que têm comprometimento parcial de hemoglobina, mas não desenvolve a doença. “Ele serve para orientar os portadores de traço falciforme sobre o futuro reprodutivo, já que os filhos podem nascer com a doença caso pai e mãe apresentem o gene falciforme”, explica Miranete.

Números – De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, 54% da população do Recife é formada por pessoas negras e pardas. Em Pernambuco, o índice é 57% e, em âmbito nacional, o número cai para 45%. Os dados alertam para a importância da atenção dispensada às enfermidades mais freqüentes entre a raça negra, como a anemia falciforme.

Hereditária e genética, a doença é causada por anormalidade na hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos. As hemácias têm o seu formato modificado, assemelhando-se a uma ‘foice’, e nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação sanguínea nas áreas ao redor.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade trabalha ritmos juninos
- Secretário de Saúde do Recife assume diretoria do Conasems
- São João no CAPS Galdino Loreto
- Negociações entre PCR e odontólogos terminam greve
- PCR participa de audiência pública sobre dengue
- PCR fecha acordo com enfermeiros e greve termina
- Vigilância alerta para validade dos alimentos
- Vigilância realiza plantão no Sítio Trindade neste fim de semana
- Prefeito firma documento de valorização do trabalho médico
- Vigilância apreende mercadorias fora de validade
- Médicos da Prefeitura terminam paralisação
- Vigilância orienta consumidores e comerciantes no jogo da Seleção
- Vigilância Sanitária realiza plantão no Sítio Trindade
- Prefeitura reforça importância do teste do pezinho
- PCR realiza 13º Curso de Formação para Doula Comunitária Voluntária
- Saúde ambiental é tema de seminário para profissionais da área
- PCR realiza curso para Doula Comunitária
- Seminário promove atualização de agentes de saúde ambiental
- PCR promove ação contra o tabagismo na Praça do Hipódromo
- Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Parque Dois Irmãos


Enviar    Imprimir