Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SERÃO ASSISTIDOS DURANTE O SÃO JOÃO
19:33 Sexta-feira, 19 de Junho de 2009

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social do Recife, junto com o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) e Geraldão, desenvolverão diversas ações dentro da programação do São João do Recife 2009. As atividades têm o objetivo de enfrentar as situações de vulnerabilidade e risco vivenciadas por crianças e adolescentes da cidade, resgatando-as de situações como trabalho infantil, mendicância, uso e abuso de álcool e outras drogas.

Durante os festejos juninos, de 21 a 24 de junho, funcionarão dois pólos de atividades: um na Praça do Arsenal (Recife Antigo) e outro no Sítio da Trindade (Casa Amarela), que funcionarão das 20h às 02h. Nos dois pólos de atuação acontecerão diversas oficinas temáticas, entre elas: danças e brincadeiras juninas; forró break; teatro matuto e arte-educação. Comandadas por educadores, estas oficinas serão voltadas para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, que trabalharão com atividades sócio-educativas a partir do tema do ciclo junino 2009, resgatando a cultura popular.

Entre os dias 21 e 24 de junho, o Espaço Travessia, localizado no Recife Antigo, também disponibilizará uma creche para o atendimento de crianças de 0 a 6 anos, com capacidade para 25 atendimentos por noite.

Para participar das atividades, as crianças e adolescentes farão um cadastro nos pólos de atendimento, os quais, após o evento, serão transformados em relatórios e encaminhados para os serviços e programas que necessitarem. O trabalho social desenvolvido pelo governo municipal durante o São João vem sendo realizado desde 2002, obtendo resultados significativos na redução do fluxo de crianças e adolescentes nas ruas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Iasc, atuam como parceiros: a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife; Fundação de Cultura; DIRCON; EMLURB; Guarda Municipal; CTTU; Ministério Público; ASCRIAD; Conselhos Tutelares; GPCA; Juizado da Criança e do Adolescente; além do comércio local.

Oficinas - Cerca de 38 pessoas (numa ação conjunta entre Iasc, Assistência Social e Geraldão) estarão em dois pólos (Sítio Trindade e Praça do Arsenal), das 20h às 2h, para atender crianças em situação de trabalho infantil ou mendicância. Serão realizadas diversas oficinas com as crianças  envolvendo danças e brincadeiras juninas “forró-break”, arte-educação e teatro matuto.

IASC - Para festejar o São João nas unidades atendidas pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), a Secretaria da Assistência Social do Recife, promoveu, durante a semana, diversas atividades juninas entre os usuários, funcionários e familiares. As comemorações começaram nesta quarta-feira (17).

Matérias Relacionadas
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Prefeitura participa de debate sobre Controle Social em Brasília
- Alunos do CSU Afrânio Godoy conquistam medalhas de Jiu-Jitsu
- Karla Menezes participa de homenagem ao Dia do Assistente Social
- Jovens participam de oficinas educativas
- Pesquisa apresenta dados sobre o Bolsa Família do Recife
- Pesquisa sobre o Bolsa Família é divulgada em palestra
- Prefeitura realiza 1ª reunião com o Grupo Gestor do BPC na Escola


Enviar    Imprimir