Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PARTICIPAÇÃO ANIMADA NA PRAÇA NOEL RODRIGUES
02:04 Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

Nesta noite de eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife, a participação do público no bairro de San Martin foi significativa. Na véspera de São João, sete quadrilhas apresentaram-se na Praça Noel Rodrigues, buscando os primeiros lugares do 25º concurso local. Animaram a festa: Mandacaru Show, Raio de Luar, Maracabarro, Cambalacho, 100 Hora Nordestina, Arraialzinho do Cordeiro e a Quadrilha Junina Renascer.

Homenageando o grande Mestre Salustiano, quem abriu a programação de San Martin foi a quadrilha Mandacaru Show, que apesar dos seus 10 anos, participou pela primeira vez do Concurso de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife. Com 37 crianças e jovens, a quadrilha, que veio de Paudalho, realizou sua apresentação em 25 minutos. A evolução dos participantes teve como abertura painéis com motivos regionais, como Bumba meu boi.

Com a saída dos painéis iniciou o casamento do capitão Rabequeiro com a Veia do Bambu, com cortejo de Cavalo Marinho e a homenagem ao Mestre Salu antes da festa começar. Numa segunda fase, os participantes incrementam seu vestuário adicionando adereços em franja sobre a cabeça para dançarem Cavalo Marinho, depois receberam espingardas de madeira para a apresentação de xaxado. Houve ainda quatro rodas de ciranda e uma homenagem à Piaba de Ouro, com direito a bandeira e sombrinha de maracatu. “Para nós é muito importante estar aqui divulgando nossa cultura. Realmente, como diz o slogan Recife tem São João e valoriza a Tradição. Para o nosso grupo”, disse o marcador da quadrilha, Joas Jackson.

A segunda quadrilha, que atraiu bons aplausos, também veio de Paudalho: Raio de Luar. O grupo tem 15 anos de existência, 41 componentes e bastante experiência nas festas juninas do Recife. O tema deste ano foi “Acenda a fogueira do seu coração e venha pra nossa cidade festejar o São João”. Segundo seu marcador, Paulo Roberto da Silva, a estrutura e o tratamento no local foram perfeitos. Voltar ao bairro de San Martin foi motivo de satisfação.

Com muito branco e quadriculado azul e vermelho, a quadrilha de Paudalho dançou muito forró, baião e xaxado. O casamento ocorreu quase no final da apresentação e o diferencial do evento foi a ausência do padre. Seguindo o conselho do pai e prefeito da cidade, os noivos casaram pulando a fogueira. A festa esquentou e o casal de noivos apaixonados celebrou dançando num tablado, armado no meio do palhoção.

Em seguida, Maracabarro, de Tracunhaém, foi quem animou a Praça de San Martin. “Alegria é só o que resta. Plantei o amor e colhi festa”, foi o tema escolhido pelo grupo, que tem cinco anos de existência e três de participação no concurso junino de quadrilhas. Muito bem preparados, chegaram com muitos desenhos, coreografias, casinha de sapê e até um milho com mais de dois metros.

A história do casamento da quadrilha foi peculiar. Por conta da incompetência do irmão do noivo, quase não havia festa de casamento, então para levantar “fundos” para a mesma, o destrambelhado e sua namorada tiveram de participar do concurso da Rainha do Milho, venceram e providenciaram a festança. “Esta é a primeira vez que venho ao concurso de quadrilhas e estou achando muito bom. Esta quadrilha é ótima. Estão todos de parabéns”, afrimou Weiny Cabral (37), morador da Vila Tamandaré , na Estância.

Matérias Relacionadas
- Quadrilhas juninas se apresentam no palhoção do Sítio da Trindade
- Tenda do Iasc acolhe crianças no Sítio da Trindade
- Festa junina é elogiada em San Martin
- Orquestra Bomba do Hemetério faz show em ritmo de São João no Sítio
- Hip hop e rock fazem o som na Tomazina
- Quinteto Violado canta músicas dos homenageados
- Mangue beat e regional ditam o ritmo no Arsenal do Forró
- Quadrilhas Fuzarca e Traque de Massa se apresentam em Peixinhos
- Sítio da Trindade recebe Sevy Nascimento e Rod Curto
- I Feira de Confecção Sustentável tem diversas opções para o público
- Maciel Melo leva muito forró e animação ao Pátio de São Pedro
- Primeira eliminatória de quadrilhas anima pólo de Peixinhos
- Cylene Araújo e Marco Lopes colocam forrozeiros do Sítio para dançar
- Poesia, irreverência, xote e baião no palco do Pátio de São Pedro
- Esquete teatral abre programação de Peixinhos
- Véspera de São João animada no Pátio de São Pedro
- Abdias Campos declama no Arsenal
- Secretaria de Saúde alerta para a prevenção das DST
- Roberto Lins une o estilizado e o tradicional
- Ivan Ferraz reacende o autentico forró pé-de-serra


Enviar    Imprimir