Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

RECIFE OFERECE DIVERSOS PROGRAMAS PARA AS FÉRIAS DE JULHO
08:44 Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Diversão é o que não vai faltar para quem vier aproveitar as férias de julho no Recife. Praia, comidas regionais, agitação e prática de esportes, tudo isso para passar férias inesquecíveis com passeios imperdíveis na cidade.

Pra começar bem a semana em uma cidade rica em cultura como o Recife, a dica é a Oficina Brennand. O espaço abriga um conjunto arquitetônico monumental com peças do internacionalmente consagrado artista plástico Francisco Brennand. De lá, uma esticada para o Instituto Ricardo Brennand. O local é uma réplica de um castelo medieval e traz um acervo de livros raros e obras de arte das mais diversas procedências e épocas, coleção de armas brancas, uma das mais importantes do mundo, e o maior acervo de obras de Frans Post sobre o Brasil holandês.

O Instituto Ricardo Brennand também realiza, em julho, atividades recreativas para as crianças. As brincadeiras vão desde o resgate dos jogos e brincadeiras da infância, passando pelo mundo das artes visuais, cênicas, literárias, chegando até a cultura oriental.

Faça também uma viagem pelo mundo verde das praças do Recife. A cidade tem a maior quantidade de projetos paisagísticos assinados por Burle Marx, que podem ser apreciados nos jardins da Praça da República e do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, da Praça do Derby e da Praça da Vitória Régia. O Recife foi palco das primeiras obras deste artista que projetou jardins em lugares como Genebra, Paris, Viena e Washington.Outro passeio imperdível são os de jangada. Navegue nas águas tranqüilas de Boa Viagem, uma das praias urbanas mais lindas do Brasil. Banhe-se nas suas piscinas naturais de águas mornas.

Julho também tem espaço para Carnaval no Recife. Caia no passo na sede do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. A cada quinze dias, nas quintas-feiras, o Palácio Enéas Freire recebe artistas locais para mostrar aos turistas e recifenses o frevo, o maracatu e o caboclinho.

Deslizar pelo Rio Capibaribe a bordo de um catamarã e apreciar o inesquecível cenário do centro do Recife, com as suas velhas pontes, manguezais, monumentos e paisagens é também inesquecível. Outra dica é desfrutar do maior parque de mergulho do País e conhecer as belezas do fundo do mar. O Recife é a capital brasileira de mergulho de naufrágios.

Para conhecer a cidade a bordo de duas rodas, o turista poderá fazer um passeio de bicicleta pelas ruas do Recife. O passeio acontece todas as noites da semana, exceto nas sextas-feiras. Para continuar no clima dos exercícios e não perder o ritmo, outra boa pedida é a Academia da Cidade na praia de Boa Viagem e no Parque da Jaqueira, além do golfe no Caxangá Golf & Country Club e das trilhas ecológicas no Jardim Botânico.

Uma visita ao Complexo Cultural Pátio de São Pedro também não pode faltar. São várias casas dedicadas à cultura e um moderno centro de designer. Como exemplos, o Memorial Chico Science, um espaço dedicado ao criador do movimento musical manguebeat, o Memorial Luiz Gonzaga, que tem como objetivo preservar e divulgar o legado do Rei do Baião, e o Museu de Arte Popular, com mais de 400 obras que fazem referência à geografia da produção artística do Nordeste brasileiro.

Caia na noite e aproveite pra descobrir o motivo pelo qual o Recife é considerado o maior polo gastronômico do Norte Nordeste. A capital pernambucana conta com uma magnífica oferta de bares e restaurantes e oferece pratos de culinárias das mais diversas. A noite recifense é animada por bandas autorais, shows de garçons cantores e pelo agito de modernas boates.

Reserve espaço na sua mala para fazer compras nos centros comerciais da cidade, como o Shopping Recife, o Mercado de São José, que tem de tudo um pouco, do artesanato às ervas medicinais, e a Casa da Cultura, centro de comercialização artesanal instalado em prédio onde funcionou a antiga Casa de detenção do Recife (1850).

As tardes de sábado poderão ser dedicadas aos mercados públicos da Encruzilhada, Madalena e da Boa Vista para conhecer a gastronomia local. É um hábito do recifense frequentar esses lugares para se deliciar com a culinária e ainda escutar uma boa música. Outra boa dica, tanto para adultos quanto para as crianças, é o Mirabilândia. Ele é o terceiro maior parque de diversões do Brasil, e conta com brinquedos nas categorias radicais, infantis, aterrorizantes e familiares.

Para uma viagem ao passado e à cultura regional, imperdível visitar o Museu do Homem do Nordeste, um dos mais importantes museus histórico-antropológicos do Brasil, o Museu do Estado, instalado em um antigo palacete do século XIX, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais brasileiras. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre guarda registros da vida e do acervo do mestre de Apipucos, Gilberto Freyre, autor de obras como Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mocambos, o Museu da Cidade abriga importante acervo de imagens sobre a história urbana e social do Recife. Além de visitar o Poço da Panela, um dos mais antigos e bucólicos bairros do Recife e seus muitos ateliês de artistas plásticos.

Outra opção, de 3 a 12 de julho, é conferir uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Feneart. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e reúne mais de 600 estandes, 2,5 mil expositores, 17 países, 25 estados e um público superior a 200 mil visitantes. Oficinas técnicas, rodadas de negócios, desfiles de moda, shows e apresentações culturais também integram a programação do evento.

Além de tudo isso, o Recife tem muito agito para divertir todas as tribos com boas opções de roteiros e um olhar todo especial à diversidade. Um local muito visitado pelo público LGBT é a Galeria Joana D’Arc, um consagrado reduto dos descolados.

O Recife é assim. Gente bonita, alegre e belas paisagens pra aproveitar o ano inteiro.

Serviço

Matérias Relacionadas
- Turista do Recife estará bem informado no São João
- Dez mil bares e restaurantes a sua escolha no Recife
- Turismo do Recife terá plenária no Orçamento Participativo
- Prefeitura monta feirinha de artesanato para o Trem do Forró
- Recife oferece receptivo junino no aeroporto
- Ministério do Turismo libera R$ 1 milhão para Projeto Orla
- PCR divulga capital para jogo Brasil x Paraguai
- Recife se prepara para a Copa de 2014
- Prefeitura divulga capital para jogo do Brasil
- João da Costa prestigia o último fim de semana do Comedoria de Mercado
- Último final de semana do Circuito Comedoria de Mercado
- Prefeito e ministro lançam o Planseq no Turismo
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Emoção no encerramento da primeira etapa do Game Show
- Agentes de viagem de todo o Brasil disputam Game Show Recife te Quer
- Novo mapa turístico do Recife tem padrão internacional
- Prefeitura lança Mapa Turístico do Recife
- Prefeitura do Recife reúne trade local para discutir plano de ação
- Prefeitura do Recife instala painéis multiculturais pela cidade


Enviar    Imprimir