Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PREFEITURA PROMOVE CAMINHADA COM IDOSOS
11:42 Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Numa ação conjunta das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, a Prefeitura do Recife promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), na Praça do Trabalho em Casa Amarela, a III Caminhada de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação teve como objetivo chamar a atenção sobre a importância do respeito ao idoso, seus direitos e reivindicações, discutir as políticas públicas de assistência à pessoa idosa e a inclusão social.

Essa é a terceira vez que a Prefeitura do Recife realiza a Caminhada de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa. A secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, ressalta que a responsabilidade com a pessoa idosa, é uma das atribuições sociais assumidas pela gestão. “As ações que estão sendo desenvolvidas em prol do direito a cidadania do idoso, faz parte das prioridades do prefeito João da Costa, que desde o início da gestão enfatizou sobre a importância em cuidar da pessoa idosa com dignidade”, afirmou Karla.

Cerca de 200 idosos participaram do evento, todos inseridos em grupos que trabalham questões de cidadania. Grupos como, União do Idoso, Grupo da Boa Idade – Mensageiros da Paz, Grupo de Idosos – Menino Jesus, CVC Pró-Vida Idosos, Grupo União de Idosos do Morro da Conceição, Centro de Convivência Cristã: Idosos – Alto do Eucalipto, Grupo Bem Viver, e alguns Grupos de Mulheres da comunidade na RPA-3.

A educadora do Grupo IESA, Idosos Educadores em Saúde, Maria Selene, que há 04 anos coordena uma equipe de 35 idosos, afirma que esse momento proporciona uma maior interação entre os idosos e os programas sociais. “Essa caminhada é importante porque faz com que o idoso participe ativamente das políticas públicas, e faz com que ele busca informações sobre os seus direitos e deveres”, ressaltou Selene.

Antes do início da caminhada os idosos fizeram alongamento com os instrutores da Academia da Cidade, participaram da Quadrilha Tropicaunense, do bairro da Guabiraba, embalados pela descontração, e tomaram café da manhã. “Se eu soubesse que eu ia ficar me sentindo uma adolescente, já tinha vindo antes, eu gosto de dançar e me sentir feliz”, confessou a Dona Augusta Barbosa, 74 anos.

A diretora de Proteção Social Básica (DPSB), Karina Antunes, falou que o impacto que a ação causa na sociedade, estabelecendo relações de respeito nas famílias. “Sabemos que a cada mobilização, conseguimos alertar a sociedade sobre a valorização à pessoa idosa e isso se reflete no ambiente familiar, quando os cuidadores tornam-se mais responsáveis”, afirmou Antunes. Alunos da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges também fizeram a festa com os idosos.

Ações - A Prefeitura do Recife vem construindo e implementando, desde 2001, uma política de defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa. Desde a criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, foram realizados fóruns e seminários, ocasiões em que se discutiram ações para a implantação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife – COMDIR, criado em 2006.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Prefeitura participa de debate sobre Controle Social em Brasília
- Alunos do CSU Afrânio Godoy conquistam medalhas de Jiu-Jitsu
- Karla Menezes participa de homenagem ao Dia do Assistente Social
- Jovens participam de oficinas educativas


Enviar    Imprimir