Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

TESTE RÁPIDO DE HIV NO SÍTIO TRINDADE É AMPLIADO ATÉ SÃO PEDRO
18:45 Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Devido à grande procura do público para a realização do teste rápido de HIV, a Prefeitura do Recife decidiu prorrogar a oferta do exame até a próxima segunda-feira (29). A ação, uma parceria do município com o Governo Federal, ocorre das 18h a meia-noite, no pólo junino do Sítio Trindade, localizado na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, num estande montado pela Secretária de Saúde do Recife.

Durante os quatro primeiros dias da testagem, iniciada na última segunda (22) no Sítio, 330 pessoas se submeteram espontaneamente ao exame. Dessas, duas apresentaram resultado positivo para o HIV. Elas receberam orientações e foram aconselhadas a procurarem o serviço de referência, na Policlínica Lessa de Andrade (Madalena), para realização de outros exames e acompanhamento médico e psicossocial adequados.

Esta é a primeira vez que o Recife realiza o teste rápido em um local aberto, pois, normalmente, ele é oferecido nas maternidades municipais às gestantes antes do parto para evitar a infecção para o bebê durante o nascimento. O teste vem sendo feito por uma equipe multiprofissional, composta por 10 profissionais capacitados, que foram convidados pela Secretaria de Saúde. O teste é realizado por meio de uma análise do sangue, que é retirado por um furo no dedo, como no caso da glicose. O resultado sai em apenas 30 minutos.

“O objetivo dessa iniciativa é promover, cada vez mais, o acesso da população ao teste do HIV sem que seja preciso exclusivamente o deslocamento até a unidade de saúde. Facilitar o acesso ao exame é obrigação do Estado e direito do cidadão. Por isso, a Prefeitura do Recife está empenhada em ampliar o acesso do teste, oferecendo espaços alternativos na cidade”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.     

Para o coordenador do Programa Municipal de Atenção a DST/Aids, Acioli Neto, o sucesso da campanha no São João é um reflexo da atual visão da sociedade perante o tema. “Isso mostra que há um grande interesse da população em querer realizar o teste e que o tema Aids não carrega mais aquele estigma anteriormente existente. Observamos que as pessoas querem um maior acesso ao exame, quer estejam ou não em uma festa e tenham essa possibilidade sem precisar se deslocar a um centro médico”, considerou. Se for mantida a média dos dias anteriores (quase 100 pessoas diariamente), ele acredita que o número final de testagens dobre até o São Pedro.

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que cerca de 630 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no país. Dessas, 255 mil não conhecem sua condição sorológica porque nunca realizaram o exame. O teste, portanto, é fundamental para que se tenha um conhecimento precoce das condições da pessoa infectada para que possa ser feito o tratamento adequado, garantindo a ela a qualidade de vida. Além disso, é importante para que mulheres grávidas soropositivas sejam identificadas, encaminhando ao tratamento recomendado e aumentando as chances do bebê nascer sem ser portador do vírus.

Registros na capital – Conforme os dados mais recentes divulgados nesta sexta (26) pela Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados de 1984 a 2008, 5.458 casos de Aids na capital. Desses, 3.909 ocorreram em homens e 1.549, em mulheres. Apesar de o maior número de casos serem em homens, o sexo feminino vem sendo cada vez mais atingido. Em 1987, a relação por sexo (homem/mulher) era de 13,7/1 (um caso em mulher para 13 em homens). Em 2008, essa relação passou para 2,2/1 (o que significa um caso em mulheres para dois em homens). O grupo etário mais atingido é o da faixa entre 20 e 49 anos, com 86,49% do total (4.721 casos). O grupo acima dos 50 anos registra 537 casos (9,83%). Entre os adolescentes (13 a 19 anos), ocorreram 75 ocorrências (1,3%).  

Matérias Relacionadas
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes
- Anemia falciforme em mulheres é discutida no Recife
- Encontro discute doença falciforme em mulheres
- Academia da Cidade trabalha ritmos juninos
- Secretário de Saúde do Recife assume diretoria do Conasems
- São João no CAPS Galdino Loreto
- Negociações entre PCR e odontólogos terminam greve
- PCR participa de audiência pública sobre dengue
- PCR fecha acordo com enfermeiros e greve termina
- Vigilância alerta para validade dos alimentos
- Vigilância realiza plantão no Sítio Trindade neste fim de semana
- Prefeito firma documento de valorização do trabalho médico
- Vigilância apreende mercadorias fora de validade
- Médicos da Prefeitura terminam paralisação


Enviar    Imprimir