Saúde     Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94% Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

ESTRATÉGIAS DA PCR REDUZEM NÚMEROS DA DENGUE NO RECIFE EM 94%
00:00 Quinta-feira, 2 de Julho de 2009

Luciano Ferreira
Coletiva aconteceu hoje pela manhã
Luciano Ferreira
Funcionários dos Correios também participam da ação

ARQUIVOS
Informações Complementares

Levantamento feito pela Prefeitura do Recife indica que o número de notificações de dengue de janeiro a junho deste ano (981) caiu 85% em relação ao mesmo período de 2008 (6.941). Já os casos confirmados apresentaram uma queda maior: diminuíram 94%, passando de 2.807 (2008) para 166 (2009). Os bons índices e as novas ações de enfrentamento da doença foram apresentados na manhã desta quinta-feira (02), no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem. O evento contou com a presença de secretários, assessores executivos e servidores municipais, além de representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

“A redução é fruto de um trabalho empreendido pela Prefeitura nos últimos meses para reduzir os riscos de adoecimento. No entanto, não se pode relaxar em relação à dengue, especialmente neste período do ano, em que costumam aumentar os casos da doença. No Recife, a época em que ocorre uma ampliação na quantidade de ocorrências corresponde aos meses de abril a julho, podendo se estender para além do início do segundo semestre. Por isso, estamos lançando novas estratégias e reforçando as antigas para barrar a proliferação do mosquito transmissor da doença e conscientizar ainda mais a população sobre o problema, que já é uma questão de saúde pública”, afirma o secretário Gustavo Couto.

Dentro do novo cronograma de ações, a primeira grande atividade do Município foi realizada no início da tarde desta quinta-feira (02), quando Prefeitura do Recife e Correios iniciaram um trabalho educativo. Tendo como ponto de partida a Central de Distribuição do Bongi, 53 carteiros entregaram, além das tradicionais correspondências, folderes com orientações sobre a dengue. O grupo também utilizava braçadeiras alusivas à campanha ‘Todos juntos, todos os dias contra a dengue', material que, durante o mês de julho, fará parte do fardamento dos 1.000 profissionais que atuam no órgão no Recife.

“Como entidade cidadã, não podemos deixar de abraçar a causa de combate à dengue. A campanha educativa é importante para orientar a população sobre os riscos. Como parceira de longa data da Prefeitura, estamos fazendo a nossa parte para evitar o aumento de casos e até a ocorrência de mortes”, disse o diretor regional dos Correios, Pedro Mota. Carteiro há sete anos, Gregório Walmir afirmou que já está engajado na campanha. “A prevenção é importante e deve ser feita em casa constantemente. Evito recipientes com água parada e não deixo pneus nem latas vazias em casa”, apontou.

Ainda nesta quinta, a Secretaria Municipal de Saúde e o Shopping Boa Vista realizaram o Dia D de Combate à Dengue. Na parte da manhã, agentes de saúde ambiental estiveram na praça de eventos do centro de compras dando orientações à população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, tais como não acumular água em locais indevidos e a maneira correta de acondicionar o lixo. Também houve distribuição de material educativo e exposição com os estágios de desenvolvimento do Aedes aegypti.

Produção - Esta semana, a Secretaria de Saúde entregará material para as reeducandas da Colônia Penal Feminina confeccionarem 2.000 capas de reservatório. As peças vão ser entregues nas áreas de maior risco para a doença. A gestão também repassou cartazes para a Caixa Econômica Federal, que os afixará nas agências bancárias e casas lotéricas da Capital. As peças gráficas orientam a população sobre os cuidados na eliminação dos focos e a importância da hidratação oral para os casos suspeitos de dengue. Os mesmos itens estarão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal.

Como forma de ampliar o alcance do combate à doença no Recife, a administração municipal também realizará diversas atividades pela capital durante todo o mês de julho. Entre as iniciativas, estão mutirões nas áreas de risco para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito, gincana ecológica, palestras, reuniões com a comunidade, exposições sobre ciclo evolutivo do mosquito da dengue, panfletagem e entrega de sacos de lixo e material educativo da campanha.

No dia 9 de julho, a Vigilância Ambiental realiza vistoria nos imóveis identificados no sobrevôo panorâmico na Zona Sul da Cidade como pontos de risco, a exemplo de lajes com água acumulada, piscinas abandonadas e caixas d’água descobertas. O objetivo é verificar se realmente existem criadouros do Aedes e orientar os moradores das residências sobre os cuidados que precisam ser tomados para evitar ou piorar o problema.

- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro