Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR ABRE 10 MIL VAGAS PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
00:00 Sexta-feira, 3 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife está abrindo 10 mil vagas para 50 cursos básicos gratuitos de formação profissional nas áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, industrial, construção civil, escritório, artes, idiomas, alimentação, saúde, turismo e educação. As inscrições podem ser feitas na próxima segunda (06) e terça-feira (07), entre 8h e 12h e das 14h às 20h, em 16 unidades de ensino profissionalizantes ligadas à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Estão sendo oferecidos 37 cursos de 250 horas aula (duração de três meses) e 13 de 450 horas aula, com seis meses de duração. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira nos horários da manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h), ministradas por professores da própria rede e profissionais especializados. O percentual mínimo de freqüência exigido para certificação do estudante é de 75%.

Em janeiro deste ano, a PCR também disponibilizou 10 mil vagas em cursos gratuitos, e em setembro deste ano, serão abertas mais 3,8 mil vagas, totalizando 23,8 mil vagas oferecidas à população no primeiro ano da atual gestão municipal, na área de abrangência da sua rede de ensino.

Segundo o gerente de Educação Profissionalizante da Diretoria de Ações Educacionais Complementares, Antônio Tadeu de Oliveira, as novidades para este segundo semestre são a abertura de cinco novos cursos: Camareira e Guia Turístico, na área de turismo; Eletricista, na área de construção civil e Tranças e Penteados e Gerenciamento de Salão de Beleza, nas áreas de higiene e beleza.

A inscrição está aberta a qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. Cada candidato deverá optar por um único curso, não podendo se inscrever em mais de uma escola. No ato da inscrição, devem ser apresentados a carteira de identidade, o comprovante de residência e a declaração de escolaridade (dependendo da área escolhida).

Como o número de inscritos sempre supera o de vagas ofertadas, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer vai promover um sorteio no dia 09 de julho, nas próprias 16 unidades profissionalizantes envolvidas. No ato do sorteio será organizada lista de espera para substituição dos candidatos desistentes, tendo como prazo máximo cinco dias letivos, a partir do início das aulas.

As listagens com os resultados serão divulgadas no dia 10 de julho, também na sede das escolas. Já efetivação das matrículas acontece no dia 13, ficando o início das aulas para o dia 14 de julho.

Terão prioridade durante o processo de inscrição e matrícula os estudantes da rede municipal de ensino e as pessoas inscritas nos programas sociais, mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife como ProJovem Urbano, Brasil Alfabetizado, Bolsa Escola Municipal e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com a apresentação do encaminhamento da escola, órgão ou secretaria responsável.

Para quem tem 14 anos ou mais, são oferecidos cursos nas áreas de Alimentação, Artesanato, Artes e Idiomas; a partir dos 16 anos, nas áreas de Higiene e Beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado, entre outros); Escritório; Industrial (Exceto Caldeiraria); Turismo; Vestuário; Idiomas; Educação e Saúde (Recepcionista na área de saúde). A partir dos 18 anos, o candidato poderá disputar uma vaga nas áreas de Saúde (Cuidador de Idoso); Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal); Industrial (Caldeiraria); Alimentação (Garçom e Garçonete) e Construção Civil (Eletricista).

De acordo Antônio Tadeu, o processo seletivo do Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista, terá público específico. “Poderão se inscrever, também nos dias 06 e 07, as pessoas previamente cadastradas na Bolsa de Emprego da Prefeitura do Recife, funcionários públicos do município e alunos das 17 escolas situadas na RPA-1 (bairros do centro), além de comerciários encaminhados pela Associação dos Comerciantes da Rua da Imperatriz, ressaltou.

O gerente lembra ainda que a PCR também prioriza a matrícula de concluintes dos cursos que desejem complementar os conhecimentos adquiridos numa mesma área.”Quem concluiu o curso de manicure, por exemplo, terá prioridade para fazer o de cabeleireiro. O mesmo acontece com quem concluiu culinária e quer fazer confeitaria ou doces e salgados“, explicou, lembrando que o objetivo é formar um profissional mais qualificado, com mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio.

Confira nos anexos a relação dos cursos oferecidos e respectivas cargas horárias, calendário, além dos endereços das 16 unidades de ensino profissionalizante da PCR.

Matérias Relacionadas
- Programação de férias leva alunos ao Museu da Abolição
- PCR promove atividades de férias para sete mil alunos
- Estudantes mostram legítima quadrilha matuta no Sítio
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Bolsa Escola Municipal recebe novas famílias
- Aluna da rede municipal ganha prêmio nacional de desenho
- Prefeitura conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Quadrilhão 2009 da rede de ensino reúne 400 estudantes
- Prefeitura e Hospital Naval encerram 4ª edição do curso “Cuidador de Idosos”
- Escola Municipal da Mangabeira presta homenagem ao cantor Santanna
- Obra de Garcia Lorca encerra “Porta Aberta” da Escola João Pernambuco
- “Salão nobre para o forró” reúne estudantes no Teatro de Santa Isabel
- Escola da Mangabeira presta Homenagem ao cantor Santana
- Professores participam de oficinas sobre o uso adequado da voz
- PCR participa de conferência sobre desenvolvimento na 1ª infância
- PCR participa de conferência sobre Desenvolvimento na 1ª infância
- Prefeitura e Marinha encerram Curso de Cuidador de Idosos
- Mostra de teatro encerra semestre letivo da Escola João Pernambuco
- Alunos da Escola Renato Accioly fazem visita à Prefeitura do Recife
- Escola municipal encerra Semana da Matemática


Enviar    Imprimir