Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR REALIZA AÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE
12:23 Sexta-feira, 3 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife realiza, na próxima segunda (6), das 8h ao meio-dia, um mutirão para identificação de casos de hanseníase na comunidade de Coqueiral, o chamado Dia do Espelho. Ao todo, cerca de 100 pessoas participarão da atividade, que tem o intuito de ensinar os moradores como realizar o exame que diagnostica a enfermidade com a utilização de um espelho, daí o nome da ação.

A atividade será realizada em uma área aberta na Rua Hortelã, 192, em Coqueiral, nas proximidades da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. A equipe do posto pretende atingir o maior número de pessoas possível da comunidade. Além da orientação, serão realizados exames clínicos no local. Caso diagnosticado algum portador da doença, a pessoa será aconselhada a procurar o serviço de saúde para início do tratamento. Odontólogos e enfermeiros também estarão dando dicas sobre o teste do câncer de boca e o auto-exame para a identificação do câncer de mama.

Ao todo, 14 profissionais de saúde participarão do mutirão. “Trata-se de uma ação de extrema importância para orientação a respeito da hanseníase. Queremos que as pessoas tenham maior conhecimento sobre a doença, além de alertar sobre a prevenção e a necessidade de um tratamento precoce em casos diagnosticados”, explica Rita Tenório, diretora do Distrito Sanitário V do Recife, área da Zona Sudoeste da cidade onde está localizado o bairro de Coqueiral.

Desde o ano passado, o PSF Coqueiral realiza o Dia do Espelho para que moradores de áreas cobertas pelo posto de saúde possam ter orientação, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Atualmente, 11 pacientes são acompanhados pela unidade, dos quais seis foram detectados após a realização do último evento, em dezembro de 2008. No Recife, 267 casos novos foram descobertos até maio deste ano. Todos estão sendo acompanhados pelas equipes de Saúde da Família do município e policlínicas municipais.

SAIBA MAIS

O que é a hanseníase?
Doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobaterium leprae (que penetra no organismo através das vias respiratórias). Quando não tratada precocemente, pode provocar deformidades e incapacidades que permanecem por toda a vida, após a cura. Atualmente, é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, sendo considerada prioridade para o Ministério da Saúde.

Como se dá a transmissão?
Pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera o bacilo no ar, criando a possibilidade de contágio. No entanto, a infecção dificilmente ocorre depois de um simples contato social. Ele deve ser íntimo e freqüente.

Quais os principais sintomas?
- Manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade. Dormentes, essas manchas não doem, não coçam e não incomodam. Por isso, muitas vezes passam despercebidas se localizadas em partes do corpo não freqüentemente observadas, como costas e nádegas.
- Diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés e olhos, possibilitando ferimentos, queimaduras ou ulcerações sem dor e podendo levar a complicações, como infecções locais, sem que as pessoas sintam dor;
- Diminuição ou perda de força muscular em mãos, pés e pálpebras, levando à queda de objetos ou um andar arrastado ou o ressecamento dos olhos por não conseguir fechar as pálpebras direito.

Onde encontrar tratamento?
Na rede municipal do Recife, o tratamento é gratuito e encontra-se disponível nos PSFs e nas policlínicas que são referência para a doença. Entre elas, estão Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), Gouveia de Barros (Boa Vista), Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Lessa de Andrade (Madalena), Pina (Pina), Arnaldo Marques (Ibura) e Agamenon Magalhães (Afogados). O Centro de Saúde Clementino Fraga (Vasco da Gama) também é referência em hanseníase.

Serviço:
Dia do Espelho
A ação ocorre, das 8h ao meio-dia da próxima segunda (6), na rua Hortelã, 192, em Coqueiral, nas proximidades do PSF do bairro (rua Maria Tereza, 174)

Matérias Relacionadas
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes
- Anemia falciforme em mulheres é discutida no Recife
- Encontro discute doença falciforme em mulheres
- Academia da Cidade trabalha ritmos juninos
- Secretário de Saúde do Recife assume diretoria do Conasems
- São João no CAPS Galdino Loreto
- Negociações entre PCR e odontólogos terminam greve
- PCR participa de audiência pública sobre dengue
- PCR fecha acordo com enfermeiros e greve termina


Enviar    Imprimir