Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

PROCON

OFICINA DO PROCON ENSINA METARECICLAGEM DE COMPUTADORES
11:17 Terça-feira, 7 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife, por meio do Procon-Recife, iniciou nesta semana uma oficina de Metareciclagem de Computadores. O curso tem como proposta oferecer aos participantes conhecimentos necessários sobre como reutilizar equipamentos de informática com defeitos para montagem de novos computadores. A atividade, que segue até o próximo dia 16, tem a parceria do Sindicado dos Bancários, Associação Universo Cidadão e Banco do Brasil e acontece na sede do sindicato, na Avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista.

Durante as aulas serão ensinados assuntos como: instalar um sistema operacional numa máquina, os componentes de um computador, as diferenças entre um software livre de licença e um pago, entre outros temas. Segundo o coordenador da oficina, José Mendonça, uma das intenções é mostrar aos alunos que mesmo com a evolução rápida dos equipamentos de informática, os computadores antigos ainda podem ser bastante necessários para a sociedade. “Queremos promover uma consciência e educação para o consumo sustentável, e assim reduzir a quantidade de lixo tecnológico, e conseqüentemente reciclar os produtos”, afirmou o professor.

Entre os participantes está o estudante de computação Christopher Smart, de 21 anos. Para o jovem, essa é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na área. “Além de ser um curso gratuito, será um instrumento a mais para o mercado de trabalho e também no meu dia-a-dia. São conhecimentos que todos deveriam ter”, destacou. Já a professora de educação infantil, Maria Luiza Oliveira, de 27 anos, viu no curso um momento para ter um maior domínio sobre informática. “Tenho as noções básicas e, segundo o próprio coordenador, isso não seria impedimento, pelo contrário, será um estimulo maior para crescer o interesse no aprendizado”, informou a educadora.

No total são 40 vagas, sendo 10 em cada turma, destinadas para jovens e adultos. A atividade terá duração de 8 horas/aula, entre teoria e prática. Ao final do curso os alunos receberão um certificado de conclusão. Como resultado da oficina, será criado na sede do Procon-Recife um Telecentro, como parte do Projeto de Inclusão Digital do governo municipal. No futuro espaço, localizado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, no bairro do Derby, os usuários poderão utilizar os computadores reaproveitados, para acessar internet e dispor de indicação de sites de entidades de defesa do consumidor, e assim buscar mais informações sobre seus direitos como consumidores.

Matérias Relacionadas
- Procon Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas em junho
- Procon realiza oficina de Metareciclagem de Computadores
- Procon encerra módulo de curso sobre Direitos do Consumidor
- Procon divulga empresas que menos conciliaram
- Direito do Consumidor nas Ruas chega ao fim com atividade na PCR
- Procon promove curso sobre direitos do consumidor
- Direito do Consumidor é tema de ação na Estação Recife
- Metrô recebe Projeto Direito do Consumidor nas Ruas
- Procon Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas em abril
- Procon inscreve para curso sobre Direitos do Consumidor
- Procon abre inscrições para o curso Direitos do Consumidor
- Novos procuradores municipais participam de palestra
- Novos procuradores municipais tomam posse
- Procon-Recife participa de ação nesta sexta
- Ricardo Soriano prestigia posse dos novos dirigentes do TRT
- Procon divulga lista das empresas mais reclamadas
- Secretário de Assuntos Jurídicos recebe membros da OAB/PE
- Procon-Recife fornece balanço de 2008
- Procon-Recife encerra curso de Consumo Sustentável
- João Paulo lança Portal Lei Municipal Online


Enviar    Imprimir