Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR REALIZA MAIS UM ENCONTRO DO FÓRUM DE ENVELHECIMENTO ATIVO
18:20 Terça-feira, 7 de Julho de 2009

Com o tema Sexualidade dos Sessentões, a PCR realizou, nesta terça-feira (07), mais um encontro do II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. Cerca 450 pessoas de diversos segmentos que defendem os direitos da pessoa idosa participaram do evento. Representantes da sociedade civil, grupos de idosos e representantes do COMDIR (Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa) compareceram à Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) onde aconteceu o encontro.

O Fórum teve inicio com uma apresentação cultural do Coral do Sesc de Casa Amarela, cantando músicas regionais e animando todos. Após a apresentação foi formada a mesa para palestras com a psicóloga Amparo Caridade e com a médica Ginecologista Isis Campos, que faz trabalhos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para a terceira idade.

Amparo Caridade abordou em sua palestra o tema da sexualidade entre os idosos. Ela citou a importância do afeto, da ternura, do cuidado, dos gestos, da troca de carinho entre as pessoas dessa faixa etária. “A pessoa idosa não perde sua sexualidade. É menos freqüente, mas existe um forte afeto” citou Amparo.

A segunda palestra foi realizada pela médica ginecologista Isis Campos. A médica focou na importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade, principalmente do HIV que tem crescido de forma alarmante nessa faixa etária. “É importante o uso de preservativos em pessoas acima de 50 anos. Pesquisas mostram que 72% das mulheres acima dessa idade não usam preservativos” falou Isis.

A Gerente da Pessoa Idosa do Recife, Alexandrina Medeiros, ressaltou o grande êxito do Fórum. “O evento alcançou seu objetivo quando suscitou emoções, sentimentos, compreensões da sexualidade como parte da vida das pessoas idosas. Necessariamente a gente não precisa ter 18 anos pra viver a sexualidade de forma ativa. Independente da idade, nós temos e vivemos essa sexualidade em plenitude”

Para a idosa Zilma Gomes, participante do Fórum, o evento foi maravilhoso. “É o segundo ano que participo e vou vir sempre. A Prefeitura está de parabéns mesmo”. O encerramento do evento aconteceu com a apresentação Cultural do grupo Sabedoria de Vida que mostrou a dança da peneira. O próximo Fórum Recife de Envelhecimento Ativo acontecerá no dia 04 de Agosto, na Faculdade Fafire, com o tema Saúde e Cidadania – uma questão de Envelhecimento Ativo.

II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo - Sob a organização da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, através da Gerência da Pessoa Idosa, o ciclo tem o intuito de proporcionar, mensalmente, um debate acadêmico-social, voltado para o aprofundamento de temáticas e socialização de experiências que promovam a prática do envelhecimento ativo. O Fórum reúne diversos segmentos da sociedade, a comunidade acadêmica e organizações governamentais e não-governamentais que trabalham ou se interessam pelo tema e querem socializar experiências e intercâmbio de posturas e concepções.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura discute mês da visibilidade lésbica
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate a sexualidade dos sessentões
- Conferência Municipal da Criança e do Adolescente encerra nesta sexta
- Conferência Municipal da Criança e do Adolescente conta com a participação da PCR
- PCR participa de conferência municipal da criança e adolescente
- Bloco “Me Segura Senão Eu Caio” esbanja alegria no São João
- PCR participa das comemorações ao Dia Internacional do Orgulho Gay
- Crianças da Creche do Chié se divertem em festa junina
- Voluntários da Cidadania reforçam campanhas da PCR
- Identidade Cidadã promove ação na Mangabeira
- Prefeitura oferece palestras sobre Meio Ambiente
- Direitos dos ciganos é tema de discussão na Casa dos Conselhos
- PCR discute direitos dos ciganos na Casa dos Conselhos
- Prefeito encerra semana dedicada à erradicação do trabalho infantil
- PCR lembra Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
- PCR celebra Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
- Conselheiros Tutelares do Recife tomam posse
- Comdica realiza conferência neste sábado
- Mulheres vítimas de violência participam de cursos
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo discute violência contra idosos


Enviar    Imprimir