Atalhos de navegação:

    Saúde     Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE OFICINAS SOBRE AMAMENTAÇÃO EM TERREIROS DO RECIFE
19:55 Terça-feira, 7 de Julho de 2009

Um dos atos mais importantes para o desenvolvimento do bebê, o aleitamento materno, está no foco de uma grande ação que a Prefeitura do Recife promove nesta quarta-feira (08), no Terreiro de Mãe Celeste (Rua Ibipituba, 450, Ipsep). A proposta é sensibilizar os freqüentadores de terreiros de matriz africana sobre o tema. Parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco, a campanha será repetida nos dias 10 e 13 de julho, sempre entre 8h30 e 11h30.

Para a gerente do Programa de Atenção à Saúde da População Negra do Recife, Miranete Arruda, com a realização da atividade nesses locais, a amamentação pode ganhar amplitude, contribuindo para que as mulheres da comunidade valorizem e adotem a prática junto aos recém-nascidos. “Nossa intenção é reunir as lideranças desses centros religiosos para que, em um segundo momento, eles possam atuar como agentes multiplicadores desse aprendizado, orientando sobre a importância de as mães prolongarem o período de amamentação e a forma correta de fazê-lo”, explica.

Além de se aproximar dos centros religiosos para abrir um canal de discussão sobre aleitamento materno, a atividade visa a fortalecer o reconhecimento das unidades de Saúde da Família como parceiras dos terreiros. “Um dos aspectos determinantes é mostrar que estamos abertos para atender às necessidades dessa população, que historicamente sofre um preconceito tanto no âmbito racial quanto no religioso”, acrescentou a gestora.

Ao todo, a Sociedade de Pediatria vai capacitar 90 representantes de terreiros do Recife, entre ialorixás, babalorixás e ekedis – respectivamente, mães e pais de santo e seus auxiliares diretos. As oficinas serão ministradas pela presidente da instituição, Lúcia Trajano. Na próxima sexta-feira (10), a sensibilização ocorrerá no Terreiro de Mãe Diva (Rua Uruçanga, 32, Casa Amarela). A terceira oficina será no dia 13 de julho, no Terreiro de Pai Beto (travessa Fagundes Varela, 98, Madalena).

Serviço:

O que: sensibilização para aleitamento materno nos terreiros do Recife
Quando e onde: nesta quarta-feira (08), no Terreiro de Mãe Celeste (rua Ibipituba, 450, Ipsep); na próxima sexta-feira (10), no Terreiro de Mãe Diva (rua Uruçanga, 32, Casa Amarela) e no dia 13 de julho, Terreiro de Pai Beto (travessa Fagundes Varela, 98, Madalena)
Horário: sempre entre 8h30 e 11h30

Matérias Relacionadas
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes
- Anemia falciforme em mulheres é discutida no Recife
- Encontro discute doença falciforme em mulheres
- Academia da Cidade trabalha ritmos juninos
- Secretário de Saúde do Recife assume diretoria do Conasems
- São João no CAPS Galdino Loreto
- Negociações entre PCR e odontólogos terminam greve


Enviar    Imprimir