Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

IASC

FUNCIONÁRIOS DO IASC RECEBEM AULAS DE GASTRONOMIA
00:00 Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

Durante esta semana, cerca de 30 funcionários do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) receberam aulas gratuitas de gastronomia, na sede do órgão, no bairro de São José. O mini-curso foi ministrado pelo professor universitário e consultor de bares José Rodrigues e se encerrou na tarde desta sexta-feira (10), após quatro dias de capacitação, divididos em culinárias temáticas: italiana, chinesa, nordestina e festa.

As aulas foram voltadas para os funcionários que trabalham nas cozinhas das unidades do Iasc em toda a Cidade. A iniciativa partiu da gerente de Nutrição e Controle Alimentar do Iasc, a nutricionista Érika Menezes, que resolveu convidar José Rodrigues para ministrar as aulas. Ela destacou que o objetivo do mini-curso é melhorar e diversificar o cardápio oferecido aos jovens usuários que visitam as unidades. “Nós percebemos que seria interessante capacitar estas pessoas que manuseiam os alimentos e as refeições oferecidas. E, diante da necessidade do nosso público, que é de jovens, adolescentes, sabemos que um bom cardápio é um grande atrativo”, explica Érika.

A diretora do Iasc, Marileide Sena, lembrou que o setor específico de nutrição, responsável por essa iniciativa, realiza um trabalho atento e cuidadoso com todos os alimentos oferecidos nas unidades, desde o manuseio dos alimentos até a elaboração do cardápio. Para ela, o curso vem aprimorar mais ainda o talento dos cozinheiros e cozinheiras do Iasc. “Essa capacitação serve para que eles aprendam a lidar melhor ainda com os alimentos. E o curso também vem atender a uma necessidade do Iasc, que é o de trabalhar com nossos funcionários esse campo específico da gastronomia”, falou Marileide.

A elaboração dos pratos contou com materiais que já são comumente usados pelos cozinheiros e cozinheiras do Iasc, o que facilitou ainda mais o aprendizado. O professor do curso, José Rodrigues, destacou como foi esse trabalho. “Tivemos que fazer uma adaptação das receitas tradicionais para os alimentos com os quais eles já estão acostumados. Além disso, nós também verificamos qual a melhor didática para lidar com eles. O que eu vejo com essas aulas é a contribuição para que eles introduzam nos seus cardápios outras opções que também agradem”, ressaltou José Rodrigues.

Uma das mais empolgadas com as aulas era a cozinheira Iara Lúcia, da unidade Recanto Feliz, em Joana Bezerra. Ela garante que irá incrementar o seu feijão com as lições aprendidas durante os quatro dias e que quem irá ganhar com isso são os jovens usuários da unidade. “Eu estou achando fantástico porque quanto mais eu aprendo mais ainda eu quero aprender. Há 15 anos eu sou cozinheira e é esse o meu trabalho”, declarou Iara.

Matérias Relacionadas
- Pré-conferência reúne mais de 400 pessoas
- Delegados são eleitos na pré-conferência de Assistência Social
- Prefeitura realiza primeira Pré-Conferência de Assistência Social
- Conselheiros tutelares iniciam I Módulo de Formação Continuada
- Desempenho do Planseq Recife é compartilhado na reunião do MDS
- Crianças da Creche Albérico Dornelas Câmara festejam o São João
- Prefeitura promove Caminhada com Idosos
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil


Enviar    Imprimir