Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA CONFERE MUTIRÃO DE LIMPEZA EM 40 BAIRROS
12:46 Domingo, 12 de Julho de 2009

Fernando Silva
Prefeito acompanhou o início da operação
Prefeito acompanhou o início da operação
Fernando Silva
João da Costa conversou com populares
João da Costa conversou com populares
Fernando Silva
Mutirão de limpeza
Mutirão de limpeza

GALERIAS DE FOTOS
Mutirão de limpeza

A Prefeitura do Recife intensifica, a partir deste domingo (12), os trabalhos de limpeza urbana para regularizar de coleta de lixo na cidade, com a atuação da nova empresa contratada para o serviço. Desde as 8h até a próxima segunda-feira (13), é realizado o maior mutirão de limpeza já feito no município, beneficiando os moradores de 40 bairros. Pela manhã, o prefeito João da Costa acompanhou o início da operação, na Praça da Convenção, em Beberibe. Também foram conferir de perto a iniciativa o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, e o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.
 
Além da remoção do lixo domiciliar, que era executada nas ações anteriores, esse mutirão está promovendo atividades de poda, varrição, capinação e lavagem de ruas. Os trabalhos se estendem por 24h e reúnem cerca de 800 funcionários da nova empresa contratada, a Vital Engenharia Ambiental. Durante o dia, são mobilizados 35 caminhões compactadores, quatro veículos para poda e três carros-pipa. Já das 19h até a segunda-feira (13), a equipe contará com 20 compactadores para a coleta de lixo, quatro caminhões para poda e três carros-pipa.

De acordo com o prefeito, nos próximos 20 dias, mutirões serão feitos para melhorar a limpeza nas áreas que foram mais atingidas pelas falhas no recolhimento de lixo provocadas pela antiga empresa prestadora do serviço. “Com a contratação da nova empresa, esperamos, no menor tempo possível, regularizar a coleta e estar com todos os serviços estruturados. Vamos oferecer um novo padrão de limpeza à cidade com excelência na qualidade do serviço e a população ficará satisfeita”, garantiu João da Costa.
 
Pelo roteiro, a operação contemplará diversas regiões do município, especialmente a Zona Norte que apresenta maior acúmulo de lixo nas ruas. O presidente da Emlurb, Carlos Muniz, contabiliza que o mutirão promoverá a capinação de aproximadamente 400 ruas da cidade. Já a lavagem beneficiará 60 vias na área central do Recife. “Os fiscais e os caminhões estão se comunicando o tempo todo para descobrir onde há pontos com acúmulo de lixo e com necessidades de outros serviços de limpeza. Nossa expectativa é recolher 1.000 toneladas de resíduos até o fim da operação”, detalhou.
 
Durante a ação, João da Costa também conversou com populares, garantindo o restabelecimento e a melhoria do serviço. O senhor José Manoel foi um dos moradores de Beberibe que falou com o prefeito e disse estar confiante. “Agora, eu acredito que o caminhão vai voltar a passar na minha rua. Eles já retiraram até o lixo acumulado na Rua Portão do Gelo”, contou. As mudanças na coleta de lixo também agradaram a dona de casa Maria Ferreira. “O caminhão ficava três dias sem passar na rua. Ontem, o pessoal da coleta entrou na rua e deixou tudo limpinho. É uma maravilha”, reconheceu.

Além de ação nos subúrbios e no Centro, as praias do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem também vão receber atenção especial neste final de semana. Serão mobilizados 54 garis para remover manualmente os resíduos nas faixas de areia e a coleta de lixo será executada duas vezes no dia. O calçadão de Boa Viagem também será varrido duas vezes ao longo do domingo.
 
Para o secretário José Humberto Cavalcanti, o mutirão marca o restabelecimento dos serviços de limpeza urbana, mas a população precisa colaborar para essa mudança se efetivar. “Estamos reforçando os trabalhos para retirar o lixo que se acumulou nas ruas por causa das falhas operacionais da antiga empresa. Mas, os moradores precisam nos ajudar, voltando a colocar o lixo em frente às suas residências só nos dias de coleta”, declarou, ressaltando que os moradores serão novamente lembrados sobre os dias de coleta.
 
Este é o primeiro mutirão feito com a empresa Vital Ambiental desde o início de suas atividades, na quarta (09). O objetivo é regularizar o serviço de coleta em um prazo de 20 dias. Para isso, a nova firma conta com 174 veículos para a limpeza, sendo 52 caminhões para a remoção do lixo. Isso representa um aumento de 30% na frota em comparação com o último contrato. Todos os equipamentos são rastreados e monitorados em tempo real por equipamentos de GPS.

A atual terceirizada atuará em 70% do território do Recife, por seis meses. Além dos serviços já existentes no contrato anterior, ela vai ampliar as atividades de limpeza urbana e criar dois novos núcleos de triagem no município. Entre as novidades está implantação da coleta satélite em áreas de difícil acesso e próximas aos mercados públicos. A nova empresa também reforçará a varrição em áreas de interesse do município como o Centro, pontos históricos e de grande circulação de pedestres e turistas.

Matérias Relacionadas
- Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano
- Prefeitura faz mutirão de limpeza na cidade
- Prefeitura realiza IV Gari Copa de futebol
- Debate sobre coleta e destinação do lixo na Câmara de Vereadores
- Funcionários festejam 30 anos da Emlurb
- PCR realiza campanha da coleta seletiva em Setúbal
- Emlurb comemora 30 anos de fundação
- Campanha divulga coleta seletiva em Boa Viagem
- Limpeza urbana na comunidade do Entra Apulso
- Prefeito lança ações de limpeza nos canais
- Prefeitura faz campanha ambiental em Boa Viagem


Enviar    Imprimir