Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA CONFERE MUTIRÃO DE LIMPEZA EM 40 BAIRROS
12:46 Domingo, 12 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife intensifica, a partir deste domingo (12), os trabalhos de limpeza urbana para regularizar de coleta de lixo na cidade, com a atuação da nova empresa contratada para o serviço. Desde as 8h até a próxima segunda-feira (13), é realizado o maior mutirão de limpeza já feito no município, beneficiando os moradores de 40 bairros. Pela manhã, o prefeito João da Costa acompanhou o início da operação, na Praça da Convenção, em Beberibe. Também foram conferir de perto a iniciativa o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, e o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.
 
Além da remoção do lixo domiciliar, que era executada nas ações anteriores, esse mutirão está promovendo atividades de poda, varrição, capinação e lavagem de ruas. Os trabalhos se estendem por 24h e reúnem cerca de 800 funcionários da nova empresa contratada, a Vital Engenharia Ambiental. Durante o dia, são mobilizados 35 caminhões compactadores, quatro veículos para poda e três carros-pipa. Já das 19h até a segunda-feira (13), a equipe contará com 20 compactadores para a coleta de lixo, quatro caminhões para poda e três carros-pipa.

De acordo com o prefeito, nos próximos 20 dias, mutirões serão feitos para melhorar a limpeza nas áreas que foram mais atingidas pelas falhas no recolhimento de lixo provocadas pela antiga empresa prestadora do serviço. “Com a contratação da nova empresa, esperamos, no menor tempo possível, regularizar a coleta e estar com todos os serviços estruturados. Vamos oferecer um novo padrão de limpeza à cidade com excelência na qualidade do serviço e a população ficará satisfeita”, garantiu João da Costa.
 
Pelo roteiro, a operação contemplará diversas regiões do município, especialmente a Zona Norte que apresenta maior acúmulo de lixo nas ruas. O presidente da Emlurb, Carlos Muniz, contabiliza que o mutirão promoverá a capinação de aproximadamente 400 ruas da cidade. Já a lavagem beneficiará 60 vias na área central do Recife. “Os fiscais e os caminhões estão se comunicando o tempo todo para descobrir onde há pontos com acúmulo de lixo e com necessidades de outros serviços de limpeza. Nossa expectativa é recolher 1.000 toneladas de resíduos até o fim da operação”, detalhou.
 
Durante a ação, João da Costa também conversou com populares, garantindo o restabelecimento e a melhoria do serviço. O senhor José Manoel foi um dos moradores de Beberibe que falou com o prefeito e disse estar confiante. “Agora, eu acredito que o caminhão vai voltar a passar na minha rua. Eles já retiraram até o lixo acumulado na Rua Portão do Gelo”, contou. As mudanças na coleta de lixo também agradaram a dona de casa Maria Ferreira. “O caminhão ficava três dias sem passar na rua. Ontem, o pessoal da coleta entrou na rua e deixou tudo limpinho. É uma maravilha”, reconheceu.

Além de ação nos subúrbios e no Centro, as praias do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem também vão receber atenção especial neste final de semana. Serão mobilizados 54 garis para remover manualmente os resíduos nas faixas de areia e a coleta de lixo será executada duas vezes no dia. O calçadão de Boa Viagem também será varrido duas vezes ao longo do domingo.
 
Para o secretário José Humberto Cavalcanti, o mutirão marca o restabelecimento dos serviços de limpeza urbana, mas a população precisa colaborar para essa mudança se efetivar. “Estamos reforçando os trabalhos para retirar o lixo que se acumulou nas ruas por causa das falhas operacionais da antiga empresa. Mas, os moradores precisam nos ajudar, voltando a colocar o lixo em frente às suas residências só nos dias de coleta”, declarou, ressaltando que os moradores serão novamente lembrados sobre os dias de coleta.
 
Este é o primeiro mutirão feito com a empresa Vital Ambiental desde o início de suas atividades, na quarta (09). O objetivo é regularizar o serviço de coleta em um prazo de 20 dias. Para isso, a nova firma conta com 174 veículos para a limpeza, sendo 52 caminhões para a remoção do lixo. Isso representa um aumento de 30% na frota em comparação com o último contrato. Todos os equipamentos são rastreados e monitorados em tempo real por equipamentos de GPS.

A atual terceirizada atuará em 70% do território do Recife, por seis meses. Além dos serviços já existentes no contrato anterior, ela vai ampliar as atividades de limpeza urbana e criar dois novos núcleos de triagem no município. Entre as novidades está implantação da coleta satélite em áreas de difícil acesso e próximas aos mercados públicos. A nova empresa também reforçará a varrição em áreas de interesse do município como o Centro, pontos históricos e de grande circulação de pedestres e turistas.

Matérias Relacionadas
- Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano
- Prefeitura faz mutirão de limpeza na cidade
- Prefeitura realiza IV Gari Copa de futebol
- Debate sobre coleta e destinação do lixo na Câmara de Vereadores
- Funcionários festejam 30 anos da Emlurb
- PCR realiza campanha da coleta seletiva em Setúbal
- Emlurb comemora 30 anos de fundação
- Campanha divulga coleta seletiva em Boa Viagem
- Limpeza urbana na comunidade do Entra Apulso
- Prefeito lança ações de limpeza nos canais
- Prefeitura faz campanha ambiental em Boa Viagem


Enviar    Imprimir