Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

ENTIDADES SE REÚNEM PARA COMEMORAR OS 19 ANOS DO ECA
12:26 Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

Representantes da Prefeitura do Recife e de entidades legais participaram da cerimônia de comemoração dos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no Juizado da Infância e Juventude do Recife, no Auditório Oscar Pereira, na manhã desta segunda-feira (13). Os participantes se reuniram para debater sobre as leis que garantem proteção às crianças e adolescentes numa mesa composta pela secretária de Assistência Social, Karla Menezes; pela presidente do IASC, Marileide Sena; o coordenador da Infância e Juventude, Juiz Élio Brás; o assessor da Secretaria de Turismo, Romero Brito; e, representando a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cirilo Mota.

Marileide Sena (IASC) abriu o evento ressaltando os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura do Recife junto aos conselhos tutelares. “Esse momento também faz parte da formação continuada dos novos conselheiros tutelares, para que possamos dar mais visibilidade às políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes”, afirmou. De acordo com a presidente do IASC, houve avanços significativos no cumprimento dos direitos do ponto de vista jurídico, porém, ainda é necessária a participação de toda sociedade. “Avançamos muito, mais ainda há muito que fazer principalmente no que diz respeito à consciência da população no uso dos seus direitos sociais”, declarou Sena.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, na ocasião enfatizou a importância do momento para a gestão municipal. “Esse espaço de celebração dos 19 anos do ECA reafirma o compromisso político do prefeito João da Costa com os projetos sociais e como marco legal na efetivação contínua dos direitos das crianças e adolescentes. O nosso objetivo é fazer essas crianças sujeitos de direito e não apenas parte quantitativa de um processo”, afirmou a secretária.

A representante do Conselho Tutelar da RPA1, Jeane Oliveira, falou da importância do ECA na conquista dos direitos. ”Há pouco tempo, conquistamos o direito à carteira de acesso nos ônibus, evitando o constrangimento das crianças nas catracas, e isso só foi possível por causa dos direitos assegurados pelo estatuto”, ressaltou Jeane.

O coordenador da Infância e Juventude, o Juiz Élio Brás, fez questão de reafirmar que durante a gestão dos conselheiros haverá uma integração entre as esferas de poder público. “O Conselho é um órgão constitucional e estamos trabalhando em parceria em busca de resultados positivos para toda população”, afirmou Élio Brás.

O representante do Governo do Estado, Alberto Vinícius de Melo, mencionou o compromisso de fortalecer o estatuto. “Estamos reordenando algumas instituições de atendimentos a menores, firmando parcerias e ajudando os adolescentes em conflitos com a lei”, ressaltou Melo.

A atividade também contou com a presença do assessor executivo da Secretaria de Assistência Social, Coronel José Ramos; e do presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), Luiz Carlos De Angelis.

História - Criado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o ECA constitui um marco jurídico de todos os que se preocupam com a necessidade de proteger e educar, em sentido amplo, os brasileiros mais jovens. Além de assegurar os direitos à vida, à saúde, à alimentação, dentre outras atribuições, o ECA proíbe práticas prejudiciais ao pleno desenvolvimento desses seres em formação.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Assistência Social realiza oficina do PPA
- Funcionários do Iasc recebem aulas de gastronomia
- Pré-conferência reúne mais de 400 pessoas
- Delegados são eleitos na pré-conferência de Assistência Social
- Prefeitura realiza primeira Pré-Conferência de Assistência Social
- Conselheiros tutelares iniciam I Módulo de Formação Continuada
- Desempenho do Planseq Recife é compartilhado na reunião do MDS
- Crianças da Creche Albérico Dornelas Câmara festejam o São João
- Prefeitura promove Caminhada com Idosos
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil


Enviar    Imprimir