Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

OFICINA DO PPA REÚNE GESTORES E TÉCNICOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
00:00 Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

Durante toda a tarde desta segunda-feira (13), diretores, gerentes, gerentes operacionais e técnicos da Secretaria de Assistência Social e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) reuniram-se no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, para participar da Oficina de Elaboração e Revisão do Plano Plurianual (PPA) da pasta, que irá vigorar no quadriênio 2010/2013. Participaram do encontro – que reuniu 85 pessoas – a secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes; o coordenador de Gestão Estratégica, Hercílio Maciel; e o coordenador do Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão Estratégica da Prefeitura do Recife, Milton Botler.

O Plano Plurianual é o instrumento que irá nortear a política de Assistência Social na Cidade nos próximos quatro anos, definindo as prioridades e ações que serão implementadas para garantir a concretização dessa política. “O objetivo principal deste encontro é trazer os gestores das diversas áreas da Assistência Social para que, juntos, possamos construir esse PPA, tendo como base o Plano atual, o Plano Decenal e as demandas da VII Conferência de Assistência Social. Com isso, queremos fazer cumprir as diretrizes da nossa política, que são a participação, a descentralização e o controle social”, explicou a secretária Karla Menezes.

No momento inicial do encontro, Karla Menezes, Milton Botler e Hercílio Maciel fizeram uma apresentação do processo de elaboração do PPA 2010/2013 aos presentes. “Neste momento, nós estamos buscando definir um caráter de planejamento, fazendo com que este Plano se reflita na eficácia das ações definidas pela gestão João da Costa. Por isso, estamos em contato com todos os órgãos, para trabalhar juntamente com suas equipes em cima das prioridades e aspectos técnicos tidos como norteadores de todo o processo”, definiu Hercílio Maciel, explicando que, desde 2005, a participação na elaboração do Plano Plurianual é uma atribuição da Coordenação de Gestão Estratégica, juntamente com a Secretaria Municipal de Finanças.

Logo após, teve a início a Oficina, com a formação dos Grupos de Trabalho por Proteção Social, coordenados pelos diretores da Assistência Social e do Iasc. Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Média Complexidade, Alta Complexidade e Gestão de Recurso e Gestão de Pessoas foram os cinco eixos de discussão. Além disso, foi formado o grupo de Gestão, composto pela secretária Karla Menezes e pela diretora do Iasc, Marileide Sena, além dos respectivos assessores. Num trabalho sistematizado, cada grupo irá deliberar sobre as prioridades a serem implementadas no novo Plano. “A partir da discussão entre esses grupos, nós vamos analisar o que tem dado certo e o que podemos implementar a partir de então, tomando como base o momento atual”, declarou Marileide Sena.

Um dos principais objetivos desse momento é promover a participação da equipe que compõe todo o corpo da Assistência Social do Recife na discussão e elaboração do Plano, ressaltando o caráter democrático do encontro. É o que diz uma das participantes da Oficina, Letícia Vasconcelos, que é assistente social do CRAS de Campina do Barreto, na RPA 2, que participou do encontro. “É importante porque aqui existe uma participação efetiva de todos nós, que estamos na prática e no dia a dia, sabendo realmente o que está funcionando e o que podemos aprimorar”, destacou.

Após a discussão e elaboração conjunta do que foi definido por cada grupo, o Plano Plurianual proposto deverá ser encaminhado ao Conselho Municipal de Assistência Social, que irá analisar a sua viabilidade.

Matérias Relacionadas
- Entidades se reúnem para comemorar os 19 anos do ECA
- Secretaria de Assistência Social realiza oficina do PPA
- Funcionários do Iasc recebem aulas de gastronomia
- Pré-conferência reúne mais de 400 pessoas
- Delegados são eleitos na pré-conferência de Assistência Social
- Prefeitura realiza primeira Pré-Conferência de Assistência Social
- Conselheiros tutelares iniciam I Módulo de Formação Continuada
- Desempenho do Planseq Recife é compartilhado na reunião do MDS
- Crianças da Creche Albérico Dornelas Câmara festejam o São João
- Prefeitura promove Caminhada com Idosos
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil


Enviar    Imprimir