Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE INICIA PLENÁRIAS PARA DEFINIR PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
16:26 Sexta-feira, 17 de Julho de 2009

Com o tema “Fortalecer a participação e o controle social para a consolidação do SUS”, a Secretaria de Saúde do Recife e o Conselho Municipal de Saúde iniciam, neste sábado (18), as reuniões que definirão um novo conselho e o Plano Municipal de Saúde do Recife para a atual gestão. A Secretaria de Saúde realizará encontros nas comunidades, ressaltando a importância da participação popular na construção do planejamento. As primeiras assembléias ocorrem simultaneamente neste sábado (18), a partir das 13h30, nas microrregiões dos Distritos Sanitários III, IV e V.

As reuniões serão realizadas na Escola Estadual Dom Bosco (Estrada do Arraial, 3208 - Casa Amarela), na Praça do Terminal Integrado da Avenida Caxangá (no final da Avenida Caxangá, sentido cidade-subúrbio) e na Escola Municipal Padre José Mathias Delgado (localizada na Rua Doutor Devaldo Borges, Jardim São Paulo).

Ao todo serão realizadas 18 plenárias microrregionais, divididas em três etapas: a primeira será realizada nas microrregiões político-administrativas e contará com a participação dos usuários da Saúde do Recife. “Os gestores receberão diretamente dos usuários as reclamações, sugestões e dicas sobre os serviços que precisam ser melhorados. Na ocasião, serão eleitos representantes dos usuários, gestores e trabalhadores da Saúde que participarão como delegados na segunda fase das reuniões”, explica o atual Conselheiro Gestor da Saúde do Recife, Rosano Carvalho.

A segunda fase das plenárias será a realização das conferências distritais, que reunirão os delegados e os gestores dos Distritos, que definirão o Conselho Distrital e o Plano de Saúde de cada distrito para, em seguida, participarem da terceira etapa, que é a Conferência Magna. Nesta fase, haverá a eleição que formará o conselho responsável pela fiscalização das ações de saúde e das unidades de saúde, que mediarão eventuais conflitos.

Em setembro serão realizadas as conferências distritais, quando será montado o plano de cada um dos seis Distritos Sanitários e o conselho distrital (também com a participação de usuários, gestores e trabalhadores), para daí, no mês seguinte, ocorrer a Conferência Magna e a eleição do novo Conselho Municipal com mandato de quatro anos.

Serviço:

Plenárias microrregionais da Saúde do Recife – Sábado (18), a partir das 13h30. Escola Estadual Dom Bosco (Estrada do Arraial, 3208 – Casa Amarela), Praça do Terminal Integrado da Caxangá (Avenida Caxangá), Escola Municipal Padre José Mathias Delgado (Rua Doutor Devaldo Borges - Jardim São Paulo).

Matérias Relacionadas
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes


Enviar    Imprimir