Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE ORIENTA MORADORES SOBRE CUIDADOS COM ÁGUA E ALIMENTOS
17:00 Sexta-feira, 17 de Julho de 2009

A Secretária de Saúde do Recife promove, nesta segunda-feira (20), a partir das 9h, uma sensibilização para os moradores da comunidade Vila São Miguel, em Afogados, Zona Oeste da Cidade. O objetivo é alertar as cerca de 200 famílias que moram no local sobre como evitar doenças provocadas por parasitas, bactérias e vírus a partir dos cuidados com a água e dos alimentos, tanto o consumo quanto o armazenamento. A Vila São Miguel foi escolhida para receber essa ação por se tratar de um local com alto registro de doenças originárias de infecções hídricas.

Ao todo, 20 profissionais da Saúde, entre Agentes de Saúde Ambiental e de Controle Endêmico (Asaces), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), técnicos da Vigilância Sanitária e da Siságua, visitarão as residências levando orientações às famílias. Os moradores também receberão embalagens com hipoclorito sódico, substância que serve para a desinfecção da água e receberão instruções sobre como utilizar o produto. “É importante que as pessoas saibam que devem ter alguns cuidados antes de consumir a água vinda da torneira, apesar desta receber um tratamento antes de chegar às casas. Isso vale também para a higienização de alimentos consumidos crus, como frutas e verduras, que devem ser bem lavados”, ressalta a gerente do Distrito Sanitário V, Rita Tenório.

Desinfecção - São diversas as doenças causadas pelo uso de água e alimentos contaminados: cólera, diarréia, amebíase, hepatite, salmonelose etc. Algumas delas podendo até levar o indivíduo à morte. Para evitar esse tipo de situação é necessário tomar algumas precauções.

Antes de ingerir alimentos que são consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, é necessário que eles sejam lavados com água corrente para em seguida serem colocados em um recipiente onde deve ser diluída solução clorada – hipoclorito sódico ou água sanitária sem detergente. A medida é de uma colher de sopa ou 10 gotas para cada litro de água. O alimento deve ficar de 20 a 30 minutos de molho e depois ser enxaguado para retirar o excesso da solução.

Após esse procedimento, é importante que ele seja acondicionado em embalagens protegidas e guardado na geladeira. Higienizar uma fruta e colocá-la exposta num fruteiro, por exemplo, fará com que ela seja re-infectada. “Aparentemente ele não está tão sujo quanto ele estava quando vendido na rua, mas também vai estar contaminado”, explica Tenório.

Já quem costuma consumir água vinda das torneiras, também deve ter alguns cuidados de desinfecção. Nela deve ser diluída, em primeiro lugar, o hipoclorito sódico – 10 gotas para cada litro d’água – para em seguida ser filtrada. Depois disso, ela estará apta para o consumo.

Serviço:

Sensibilização dos moradores da Vila São Miguel sobre os cuidados com a água e os alimentos – segunda-feira (20), a partir das 9h.

Matérias Relacionadas
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João


Enviar    Imprimir