Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PLENÁRIAS DISCUTEM DIRETRIZES PARA NOVO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
00:00 Domingo, 19 de Julho de 2009

O primeiro dia das plenárias microrregionais que discutirão as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde e a formação do novo conselho terminou com a eleição de 295 pré-delegados, representantes dos Distritos Sanitários III, IV e V – dentre trabalhadores da Saúde e dos usuários – que atuarão nas conferências distritais, a segunda das três fases antes da realização da Conferência Magna, no mês de outubro, quando será eleito o novo Conselho Municipal de Saúde, que atuará no mandato 2010-2013.
 
Os encontros, realizados na Escola Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela; na Praça do Terminal Integrado da Avenida Caxangá e na Escola Municipal Padre José Mathias Delgado, em Jardim São Paulo,  reuniram representantes das comunidades, gestores dos Distritos Sanitários e usuários da Saúde do Recife.
 
De acordo com Rosano Carvalho, conselheiro gestor da Saúde do Recife, todas as reivindicações, críticas e sugestões serão avaliadas com o máximo cuidado. “Gostaria de ressaltar a importância da abertura desse ciclo que resultará na construção da Conferência Municipal da Saúde, marcada para o mês de outubro. Nós realizaremos esse processo com a máxima atenção, com o propósito de fazer, a partir das plenárias microrregionais, um levantamento minucioso e discutir, com todos os participantes, todos os pontos relevantes à Saúde”, reforçou Rosano Carvalho.
 
Os participantes se organizaram em dois grupos e discutiram as prioridades que devem constar no Plano Municipal de Saúde. Uma delas foi Edileusa Maria da Silva, usuária do Distrito Sanitário III, que ressaltou a necessidade da participação popular.
 
“Por isso foi escolhido o tema das plenárias - Fortalecer a participação e o controle social para a consolidação do SUS. Cada discussão vai fortalecer ainda mais o direito do povo de reivindicar o que deve melhorar na Saúde do Recife. Hoje nós podemos participar do processo de decisão do que será melhor para as nossas famílias, para as nossas comunidades. E as pessoas devem entender que é preciso participar para mudar”, afirmou Edileusa Maria da Silva.
 
Plenárias e conferências - Ao todo, a Secretaria de Saúde do Recife e o Conselho Municipal de Saúde realizarão 18 encontros divididos em três etapas: as plenárias, que serão realizadas até o mês de agosto; em setembro, as conferências distritais, quando será montado o plano de cada um dos seis Distritos Sanitários e o conselho distrital (também com a participação de usuários, gestores e trabalhadores). A terceira etapa será a realização da Conferência Magna e a eleição do novo Conselho Municipal com mandato de quatro anos.

Matérias Relacionadas
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio


Enviar    Imprimir