Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

SANEAR

SANEAR DISCUTE SOBRE MEIO AMBIENTE NA MUSTARDINHA
13:53 Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Durante a manhã desta segunda-feira (20), uma equipe da Gerência de Educação Ambiental do Sanear - autarquia responsável pelo Saneamento do Recife -, percorreu o bairro da Mustardinha, para convidar a população a participar de um encontro sobre Meio Ambiente. No encontro, que começa nesta terça-feira (21) e vai até a sexta-feira (24), cerca de 30 pessoas moradoras da Mustardinha contarão a uma equipe de dez técnicos da Prefeitura do Recife os principais problemas vividos pela comunidade em relação ao lixo, água, saneamento, energia e outros temas relacionados ao meio ambiente.

Através desses relatos será feito um breve diagnóstico da situação de como as pessoas do bairro se relacionam com a natureza e as estruturas de onde vivem. Esse é o primeiro passo do DRUP (Diagnóstico Rápido de Urbanização Participativa), que visa, utilizando essa interação face a face, entre comunidade e técnicos da PCR, espalhar informações sobre educação ambiental e formar, em cada comunidade, onde houver obras do Sanear, um Núcleo de Gestão Ambiental. O núcleo é formado por três representantes da comunidade, que terão a missão de estimular a organização social para coleta do lixo, a limpeza das ruas, a convivência difícil com o período de obras no local e outros temas relacionados.

Durante os encontros, que acontecem à tarde (das 14h às 17h30), com a exceção da sexta-feira, quando a reunião será pela manhã, além dos relatos feitos pela comunidade, e apresentação de questões ambientais, serão trabalhados, através de dinâmicas, temas como: liderança, organização social e relacionamento interpessoal. “O DRUP possibilita a integração entre técnicos e comunidade, multiplicando as informações sobre saneamento e a co-responsabilidade entre a comunidade e o poder público. O resultado foi o surgimento de Núcleos de Gestão Ambiental e os trabalhos estão sendo iniciados com perspectivas positivas. É a comunidade trabalhando pelo próprio bem estar”, resume a gerente de Educação Ambiental do Sanear, Camilla Iummatti.
Experiências como essa já aconteceram no início de julho em outras duas localidades, na comunidade da Ponte do Maduro e Mangueira.

DRUP Mustardinha

Local: CERPOMA - Centro de Reabilitação Popular da Mustardinha.
End.: Rua Manuel Gonçalves da Luz, 213, bairro da Mustardinha
Data: 21 a 24 de Julho (de terça à quinta das 14h às 17h30, e na sexta das 09h ao meio-dia)
Vagas: 30

Matérias Relacionadas
- PCR realiza capacitação com agentes públicos de Campo Grande
- PCR sensibiliza alunos em Roda de Fogo
- Prefeito visita comunidades beneficiadas com obras de pavimentação e drenagem
- Participantes de oficina recebem certificados
- Famílias recebem moradias do Conjunto Habitacional Jiquiá
- Prometrópole é apresentado a delegados do OP em Beberibe
- PCR inicia obras de esgotamento sanitário em Roda de Fogo
- PCR instala comitê para acompanhamento do PAC Recife
- Projeto une saneamento e arte
- Saneamento com inscrições abertas para oficinas temáticas
- Recife recebe investimentos de R$ 104 milhões do PAC
- Sistema Cordeiro beneficia 74 mil pessoas com saneamento e urbanização
- Prefeito assina ordens de serviço para obras de saneamento
- Canal do Jacarezinho
- Prometrópole
- Prêmios


Enviar    Imprimir