Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

SANEAR

MORADORES DA MUSTARDINHA PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE MEIO AMBIENTE
00:00 Terça-feira, 21 de Julho de 2009

Construir uma consciência ambiental nos moradores de comunidades que passam por intervenções da Autarquia de Saneamento do Recife – Sanear. Essa é a principal proposta do projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife intitulado DRUP (Diagnóstico Rápido de Urbanização Participativa), que nesta terça-feira (21), aportou no bairro da Mustardinha. A atividade visa a promover, numa experiência conjunta de habitantes da localidade e profissionais da PCR, um levantamento dos problemas e potencialidades da região assistida e, a partir disso, elaborar um planejamento de ações em benefício da população.

O ponta-pé inicial do programa, no bairro, reuniu nesta terça, no Centro de Reabilitação Popular da Mustardinha – CERPOMA, moradores e técnicos da Sanear para debater as propostas do DRUP. Nos próximos dias, os participantes da oficina irão trabalhar ferramentas para a elaboração do diagnóstico da comunidade e de como ela se relaciona com a natureza e com o local onde vivem. “Queremos trabalhar a questão da educação ambiental, pois entendemos que é importante a participação da comunidade para identificar os problemas e propor soluções”, afirmou a bióloga e representante da Geo Sistemas Engenharia e Planejamento (empresa contratada pela PCR para executar a ação), Andréia Pinto.

No primeiro momento do encontro, foi realizada uma dinâmica de grupo para entrosar os mais de 20 participantes, entre populares e técnicos da PCR. Entre os presentes à reunião, estava o representante do Conselho de Moradores e da Associação de Moradores da Mustardinha, André Cristiano. Para o líder comunitário, a realização desse trabalho irá ajudar na conscientização da comunidade no que diz respeito à questão ambiental. “Espero multiplicar essas informações adquiridas aqui e assim promover uma melhoria na qualidade de vida dos moradores do bairro”, destacou.

Na seqüência das atividades, nesta quarta-feira (22), o grupo realizará um trabalho de campo, coletando informações sobre o bairro, que serão apresentadas na quinta-feira (23). Além dos relatos feitos pela comunidade, e apresentação de questões ambientais, serão trabalhados, através de dinâmicas, temas como: liderança, organização social e relacionamento interpessoal. Como resultado da oficina, que acontece até a próxima sexta-feira (24), será formado um Núcleo de Gestão Ambiental, composto por três representantes da comunidade. Os escolhidos serão capacitados pelos técnicos da Sanear e da Geo Sistemas e terão a missão de estimular a organização social para coleta do lixo, a limpeza das ruas, a convivência difícil com o período de obras no local e outros temas relacionados. “O núcleo visa a dar seqüência, na comunidade, a esse trabalho de educação ambiental, que deve ser uma ação continua”, ressaltou Andréia Pinto.

A experiência já foi promovida, no início de julho, em duas localidades do Recife: Ponte do Maduro (Santo Amaro) e Mangueira. No total o projeto pretende atuar em 12 localidades da Cidade.

Matérias Relacionadas
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global
- Crianças de escolas municipais visitam o Espaço Ciência
- Mesa redonda é destaque desta quarta-feira na Semana do Meio Ambiente
- Alunos conhecem programação do JBR na Semana do Meio Ambiente
- Alunos do Ibura participam de atividades ambientais
- Semana do Meio Ambiente no Recife faz reflexões sobre mudanças climáticas
- Prefeitura orienta crianças e jovens sobre cuidados com o meio ambiente
- PCR conscientiza crianças do PETI sobre meio ambiente e dengue
- Jardim Botânico recebe prêmio por serviços prestados ao Meio Ambiente
- Alunos plantam novas mudas no Sítio Trindade
- Comam autoriza o projeto de resgate do Fosso do Forte Real
- Prefeitura do Recife contará com agenda ambiental
- Jardim Botânico comemora Dia da Árvore


Enviar    Imprimir