Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CARAVANA DO SUS REÚNE SERVIDORES CENTRO DE CONVENÇÕES
17:07 Quarta-feira, 22 de Julho de 2009

Mais de duas mil pessoas participaram, na manhã desta quarta-feira (22), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, do lançamento oficial da 7ª Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) - etapa Pernambuco.

A ação foi criada há quatro meses pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Movimentos Sociais, com o propósito de discutir os desafios do Sistema Único de Saúde no Estado, municípios e como Patrimônio Social e Imaterial da Humanidade.

Dentre os presentes, o assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa, que representou o secretário Gustavo Couto; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Júnior; o secretário de Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto e a representante do Ministério da Saúde, Maria Natividade Gomes.

O evento contou também com a presença de servidores da Saúde do Estado e do Recife, além de representantes de movimentos sociais que discutiram, entre outros assuntos, os problemas e soluções do SUS e a apresentação do Sistema como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade.

Para o assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa, “essa iniciativa representa a renovação do movimento social, que tem o objetivo de assegurar uma conquista histórica com relação à continuidade da construção de um sistema de saúde com mais acesso e qualidade aos usuários”, afirmou o assessor. Ele destacou ainda que é necessário trabalhar a sustentabilidade do SUS e reforçar o mecanismo de controle social, ressaltando a participação popular como imprescindível.

Durante o discurso de lançamento da Caravana do SUS, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, enfatizou a importância de que essa iniciativa, a exemplo de outros Estados, seja realizada no Recife e também expandida para o interior de Pernambuco. “A Caravana é fruto de um debate sobre os 20 anos de existência do SUS, que já serve de modelo para países como os Estados Unidos. Podemos afirmar que o SUS é a maior conquista da história recente dos brasileiros”, afirma Francisco Júnior.

Matérias Relacionadas
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife


Enviar    Imprimir