Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

EQUIPES DO PSF RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE O SUS
20:26 Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

Mil e duzentos profissionais de níveis superior e médio que atuam no Programa de Saúde da Família da Prefeitura do Recife participam, nesta sexta-feira (24), da aula inaugural do curso introdutório ao PSF, que discutirá a pactuação do processo de trabalho na atenção básica. O encontro será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, e contará com a presença, às 9h, do prefeito João da Costa, além do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, outros gestores da pasta e convidados de instituições de ensino superior parceiras da administração municipal.

Com carga horária de 88 horas, a sensibilização é voltada tanto para servidores recém-aprovados em concursos públicos como os que já faziam parte do quadro funcional da gestão. Entre os funcionários contemplados estão médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais de educação física da Academia da Cidade, supervisores dos programas de Saúde Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde, agentes de redução de danos, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultório dentário e recepcionistas e agentes administrativos que trabalham nos postos recifenses.

“Durante o curso, apresentaremos aos servidores o novo modelo de atenção à saúde em implementação na secretaria, que, entre outros pontos, tem como destaque tanto a qualificação dos profissionais como a garantia do acesso e a melhoria do acolhimento no serviço”, comentou Gustavo Couto. “A importância da estratégia de educação permanente também está na necessidade de compartilharmos novos conhecimentos e tecnologias que possam ampliar as habilidades e atitudes das equipes, contribuindo ainda para uma maior resolutividade das ações”, completou Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde do Recife.

Os 1,2 mil profissionais da rede serão divididos em 36 turmas. As aulas terão início em agosto e seguem até novembro. Elas ocorrerão duas vezes por semana, sempre à tarde. Como parte do conteúdo programático, serão abordados temas como o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento, processos de trabalho e vigilância e assistência à saúde.

Matérias Relacionadas
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde


Enviar    Imprimir