Atalhos de navegação:

    Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     OP inicia rodada de plenárias temáticas a partir de agosto Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

OP INICIA RODADA DE PLENÁRIAS TEMÁTICAS A PARTIR DE AGOSTO
00:00 Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

ARQUIVOS
Plenárias Temáticas - calendário

A partir do próximo dia 1º de agosto, o Orçamento Participativo do Recife entra numa nova etapa de reuniões plenárias, chamadas de temáticas. O processo é semelhante ao ciclo de reuniões regionais, mas ao invés de se votar em obras, a população debate e elege ações de políticas públicas sociais, de abrangência para todo recifense, e não só para uma área específica da Cidade. Este ano, o calendário foi ampliado de sete para nove temas, com a inclusão da plenária LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) e de Turismo.

O segmento LGBT foi desmembrado de Direitos Humanos, e Turismo, de Desenvolvimento Econômico. Os outros tópicos são Assistência Social, Cultura, Negros e Negras, Educação e Mulher. “A descentralização da atividade turística, a ampliação do foco de discussão e o fortalecimento do turismo interno atraíram um público específico que hoje necessita de um espaço próprio para o aprofundamento das questões. O mesmo aplica-se às causas LGBT”, explica a diretora de Articulação Intersetorial do Orçamento Participativo, Rosana Soares.

Ainda de acordo com Rosana, outra inovação das plenárias temáticas deste ano é a utilização de cédulas de votação com a descrição das ações numa linguagem menos técnica e mais compreensível. Em cada plenária, os moradores presentes terão a missão de escolher três temas que considerarem prioritários e, dentro de cada tema, votarão numa ação a ser implementada. Todos os encontros ocorrerão no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife. Durante a semana, as reuniões começam a partir das 19h, e, aos sábados, a partir das 15h.

“Nesses espaços a população tem a oportunidade de construir uma gestão que atenda, de fato, aos anseios do povo, da forma mais democrática possível, que é através da livre escolha e do voto”, estimula o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda. Nos últimos oito anos, o envolvimento popular no ciclo temático alcançou a marca de 37.915 pessoas. O maior público registrado foi no ano passado, com 6.317 cadastrados nas sete reuniões. Confira o calendário completo das plenárias deste ano.

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP


Enviar    Imprimir