Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PREFEITO ABRE VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
00:00 Quarta-feira, 29 de Julho de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, abriu, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Colégio Vera Cruz, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece até a próxima sexta-feira (31). Além do chefe do executivo, compuseram a mesa a secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social ((CMAS), Karla Menezes; o presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães; o deputado federal, Fernando Ferro; o representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Fernando Antônio Brandão; o secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado, Acácio Carvalho; a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Márcia Maria Biondi Pinheiro; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-PE), Maria Cristina Neuenschwander; a presidente do Iasc, Marileide Sena; e a vice-presidente do Conselho Municipal, Maria de Fátima Menezes da Silva.

Nosso governo reafirma o compromisso de aprofundar duas questões centrais: o processo de participação popular na democracia participativa e na construção das políticas públicas. Afinal, é o povo que entende o dia a dia e a realidade do idoso; de quem enfrenta as dificuldades, a violência, a fome, a discriminação, mas, mesmo assim, ainda sabe construir a cultura e o lazer”, disse o prefeito.

Estão participando desta edição, que tem como tema, “Controle Social e Participação no Sistema Único de Assistência Social (Suas), Direito do Usuário”, cerca de 500 delegados de todas as Regiões Político-Administrativas (RPA´s), e convidados. “Os nossos objetivos nesse encontro são debater as propostas apresentadas nas pré-conferências preparatórias, além de discutir ações para serem levadas para a Conferência Estadual, prevista para setembro”, explicou a secretária municipal de Assistência Social e presidente do CMAS, Karla Menezes.

A primeira atividade da Conferência foi a Palestra Magna com o tema “Participação e Controle Social no SUAS: Usuário no Exercício do Direito”, proferida pela presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Márcia Maria Biondi. Ela falou sobre o direito de participação e da difícil conquista da assistência social no Brasil. “É importante a população estar atenta a essa política e participar dela”, comentou. Márcia Maria Biondi destacou o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife, parabenizando o Município pelas atividades promovidas. “Desde já conto com o pessoal e pretendo apresentar na Conferência Nacional os resultados aqui obtidos”, concluiu.

Ainda neste primeiro dia, haverá o painel “O Processo Histórico da Participação Popular”, ministrado pelo secretário de Articulação Regional do Governo do Estado e ex-prefeito do Recife, João Paulo. Nesta quinta-feira (30), acontecerão atividades em grupo divididas em quatro eixos: Protagonismo, Participação Popular, Gestão Democrática e Controle Social. Além disso, serão realizados os registros dos candidatos a delegados para a VIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco – CEASP. Já no último dia, sexta-feira, será realizada a Plenária Final, que tem como objetivo determinar as pautas prioritárias para serem discutidas na Conferência Estadual, além da eleição dos representantes do município no evento. Logo em seguida, a secretária Karla Menezes encerrará oficialmente a VII Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura desta quarta foi prestigiada, ainda, pelos secretários municipais de Educação, Cláudio Duarte e de Coordenação Política de Governo, Roberto Arrais, além do chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente

Pré-Conferências – Mais de duas mil pessoas participaram das sete pré-conferências, realizadas entre os dias sete e 24 de julho, nas seis RPA´s. Nos encontros, foram realizados grupos temáticos e exposição dos painéis sobre os objetivos da VII Conferência Municipal de Assistência Social. Os participantes também discutiram os assuntos contidos nos anais da última conferência para elaboração das propostas deliberadas. Foi realizada, ainda, uma plenária dos trabalhadores com a participação de 125 profissionais entre servidores, terceirizados e estagiários, além de uma oficina com os Delegados Governamentais, compondo o quadro de delegados eleitos para a Conferência Municipal de Assistência Social.

Confira a programação aqui.

Matérias Relacionadas
- VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Crianças do PETI visitam o Instituto Ricardo Brennand
- Delegados Governamentais participam de oficina
- Plenária reúne mais de 100 trabalhadores no DGTEC
- Delegados governamentais participam de oficina
- Plenária dos Trabalhadores no DGETEC
- Reunião do Pleno do Conselho Municipal de Assistência Social
- Pré-conferência reúne mais de 300 pessoas na RPA6
- Crianças do PETI visitam o Horto de Dois Irmãos
- Assistência Social realiza Pré-conferência na RPA6
- Crianças beneficiadas pelo PETI têm passeio recreativo
- Assistência Social realiza Pré-conferência na RPA6
- Karla Menezes se reúne com representantes do CRESS
- Assistência Social realiza Pré-conferência na RPA4
- Pré-conferência municipal reúne mais de 300 pessoas no Bido Krause
- Pré-conferência de Assistência Social acontece no CSU Bido Krause
- Assistência Social realiza reunião do Comitê Gestor do BPC na Escola
- Oficina do PPA reúne gestores e técnicos da Assistência Social
- Entidades se reúnem para comemorar os 19 anos do ECA
- Secretaria de Assistência Social realiza oficina do PPA


Enviar    Imprimir