Emlurb
VITAL AFIRMA QUE RECIFE TEM COLETA DE LIXO DOMICILIAR REGULARIZADA
13:58 Quarta-feira, 29 de Julho de 2009
“A regularização da coleta de lixo domiciliar foi a meta mais perseguida por nós e que acredito ter sido alcançada em menos de 20 dias”. A afirmação foi feita pelo diretor da Vital Engenharia Ambiental, Roberto Avelar, em coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (29), sobre os primeiros dias de atuação da nova empresa responsável pela limpeza urbana em 70% do território da cidade. O evento, que aconteceu no Hotel Beach Class, em Boa Viagem, também contou com a presença do secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti e do presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz.
Atuando em 71 bairros da cidade, a nova terceirizada reforçou, nos primeiros 20 dias de atuação, todos os trabalhos, principalmente os de coleta de lixo manual e mecanizada, além da varrição. Entre os dias 8 e 26 de julho, foram recolhidos 18 mil toneladas de resíduos de origem domiciliar, número 15,5% superior à meta estipulada pela Prefeitura do Recife em contrato. Segundo a empresa, o aumento se deve à quantidade de material acumulado nas vias, proveniente do não cumprimento do contrato da antiga prestadora.
“O trabalho da coleta de lixo domiciliar está atendendo às nossas expectativas e, com certeza, às da população. É importante ressaltar que a Prefeitura do Recife continua atenta aos trabalhos realizados pela Vital Ambiental, fazendo o uso dos instrumentos de fiscalização, como GPS. Queremos garantir um serviço de limpeza à altura da cidade e que o povo do Recife deseja”, afirmou José Humberto Cavalcanti. O secretário ainda frisou que a participação da população é importante para melhorar o serviço de limpeza e a cidade ficar mais agradável.
Para regularizar o recolhimento de lixo domiciliar, a empresa contratada promoveu mutirões de limpeza nos dois últimos domingos, dias 12 e 19 de julho, assim como, executou o trabalho nos dias normais de operação. Além disso, cumpriu a determinação da PCR de promover uma campanha sócio-educativa na sua área de atuação. Ao todo, foram entregues, entre os dias 17 e 20 de julho, 120 mil panfletos aos moradores com um calendário dos dias e turnos da coleta em cada comunidade visitada.
“Não existe empresa no mundo que trabalhe sozinha. Se não houver respeito aos horários e os moradores não agirem com cidadania, sempre haverá problemas. Por isso, fizemos uma campanha educativa e vamos continuar com esta ação junto aos moradores. Este trabalho tem sido feito de forma muito rápida e profissional para atender aos anseios da população”, disse o diretor da Vital, Roberto Avelar.
O presidente da Emlurb, Carlos Muniz, lembrou que a nova terceirizada está apenas no início das atividades e os trabalhos serão aperfeiçoados. “O principal agora é a volta da confiabilidade da população no serviço de coleta de lixo. Os moradores têm novamente a segurança que o caminhão vai recolher o material no dia e horário marcados. A limpeza é uma questão que afeta a todas as camadas da população por estar ligada diretamente à saúde”, concluiu.
O contrato com a Vital tem 180 dias de duração e representa um investimento municipal orçado em R$ 44,9 milhões. A nova empresa contratada já trabalha em grandes cidades como Belo Horizonte, Vitória (ES), Niterói (RJ) e Foz do Iguaçu (PR). No Recife, ela atua em bairros como Arruda, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Espinheiro, Estância, Mustardinha, Nova Descoberta e Torre.
No contrato com a nova empresa, estão previstas novidades nos serviços relacionadas à qualidade dos trabalhos realizados e ao bem-estar dos funcionários. Um exemplo é o reforço na varrição de pontos históricos e de grande fluxo de pedestres e turistas, como no Centro da cidade. Também foi implementada a coleta satélite, a qual determina um prazo máximo de 2 horas para o recolhimento dos sacos de lixo após o término da coleta manual dos garis em áreas de difícil acesso como escadarias. Além disso, todos os veículos da Vital possuem aparelhos GPS para a fiscalização, em tempo real, da atividade.
A nova empresa ainda terá que criar dois novos núcleos de triagem, onde catadores vão separar o material reciclável e comercializá-los com empresas do setor. Além disso, será implantada a pintura de meio-fio zebrada e se dará continuidade ao serviço de limpeza da faixa de areia das praias do Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa.

- - Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade
- - Domingo terá novo mutirão de coleta
- - PCR pagará até um salário mínimo aos catadores
- - Bairros do Recife terão calendário de coleta de lixo
- - João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros
- - Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- - Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- - Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- - Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- - PCR promove mais um mutirão de limpeza
- - Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- - Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- - Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- - Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- - Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano
- - Prefeitura faz mutirão de limpeza na cidade
- - Prefeitura realiza IV Gari Copa de futebol
- - Debate sobre coleta e destinação do lixo na Câmara de Vereadores
- - Funcionários festejam 30 anos da Emlurb
- - PCR realiza campanha da coleta seletiva em Setúbal
|