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VITAL AFIRMA QUE RECIFE TEM COLETA DE LIXO DOMICILIAR REGULARIZADA
13:58 Quarta-feira, 29 de Julho de 2009

Lú Streithorst
A coletiva aconteceu na manhã desta quarta-feira (29)
A coletiva aconteceu na manhã desta quarta-feira (29)

A regularização da coleta de lixo domiciliar foi a meta mais perseguida por nós e que acredito ter sido alcançada em menos de 20 dias”. A afirmação foi feita pelo diretor da Vital Engenharia Ambiental, Roberto Avelar, em coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (29), sobre os primeiros dias de atuação da nova empresa responsável pela limpeza urbana em 70% do território da cidade. O evento, que aconteceu no Hotel Beach Class, em Boa Viagem, também contou com a presença do secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti e do presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz.

Atuando em 71 bairros da cidade, a nova terceirizada reforçou, nos primeiros 20 dias de atuação, todos os trabalhos, principalmente os de coleta de lixo manual e mecanizada, além da varrição. Entre os dias 8 e 26 de julho, foram recolhidos 18 mil toneladas de resíduos de origem domiciliar, número 15,5% superior à meta estipulada pela Prefeitura do Recife em contrato. Segundo a empresa, o aumento se deve à quantidade de material acumulado nas vias, proveniente do não cumprimento do contrato da antiga prestadora.

O trabalho da coleta de lixo domiciliar está atendendo às nossas expectativas e, com certeza, às da população. É importante ressaltar que a Prefeitura do Recife continua atenta aos trabalhos realizados pela Vital Ambiental, fazendo o uso dos instrumentos de fiscalização, como GPS. Queremos garantir um serviço de limpeza à altura da cidade e que o povo do Recife deseja”, afirmou José Humberto Cavalcanti. O secretário ainda frisou que a participação da população é importante para melhorar o serviço de limpeza e a cidade ficar mais agradável.

Para regularizar o recolhimento de lixo domiciliar, a empresa contratada promoveu mutirões de limpeza nos dois últimos domingos, dias 12 e 19 de julho, assim como, executou o trabalho nos dias normais de operação. Além disso, cumpriu a determinação da PCR de promover uma campanha sócio-educativa na sua área de atuação. Ao todo, foram entregues, entre os dias 17 e 20 de julho, 120 mil panfletos aos moradores com um calendário dos dias e turnos da coleta em cada comunidade visitada.

Não existe empresa no mundo que trabalhe sozinha. Se não houver respeito aos horários e os moradores não agirem com cidadania, sempre haverá problemas. Por isso, fizemos uma campanha educativa e vamos continuar com esta ação junto aos moradores. Este trabalho tem sido feito de forma muito rápida e profissional para atender aos anseios da população”, disse o diretor da Vital, Roberto Avelar.

O presidente da Emlurb, Carlos Muniz, lembrou que a nova terceirizada está apenas no início das atividades e os trabalhos serão aperfeiçoados. “O principal agora é a volta da confiabilidade da população no serviço de coleta de lixo. Os moradores têm novamente a segurança que o caminhão vai recolher o material no dia e horário marcados. A limpeza é uma questão que afeta a todas as camadas da população por estar ligada diretamente à saúde”, concluiu.

O contrato com a Vital tem 180 dias de duração e representa um investimento municipal orçado em R$ 44,9 milhões. A nova empresa contratada já trabalha em grandes cidades como Belo Horizonte, Vitória (ES), Niterói (RJ) e Foz do Iguaçu (PR). No Recife, ela atua em bairros como Arruda, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Espinheiro, Estância, Mustardinha, Nova Descoberta e Torre.

No contrato com a nova empresa, estão previstas novidades nos serviços relacionadas à qualidade dos trabalhos realizados e ao bem-estar dos funcionários. Um exemplo é o reforço na varrição de pontos históricos e de grande fluxo de pedestres e turistas, como no Centro da cidade. Também foi implementada a coleta satélite, a qual determina um prazo máximo de 2 horas para o recolhimento dos sacos de lixo após o término da coleta manual dos garis em áreas de difícil acesso como escadarias. Além disso, todos os veículos da Vital possuem aparelhos GPS para a fiscalização, em tempo real, da atividade.

A nova empresa ainda terá que criar dois novos núcleos de triagem, onde catadores vão separar o material reciclável e comercializá-los com empresas do setor. Além disso, será implantada a pintura de meio-fio zebrada e se dará continuidade ao serviço de limpeza da faixa de areia das praias do Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa.

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