Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR PROMOVE VARREDURA CONTRA A DENGUE NA ZONA SUL
00:00 Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

Na manhã desta quinta-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma vistoria em residências da comunidade Beira do Rio, na zona Sul do Recife, com o propósito de orientar os moradores sobre os cuidados com a dengue.

A equipe, formada por dez Agentes de Saúde Ambiental (ASAs) do Distrito Sanitário VI, além de um técnico em saneamento; pela gerente de Vigilância Ambiental do Distrito, Andréa Lima; Geraldo Vieira, gerente da Vigilância em Saúde; e pelo gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros, percorreu as quatro ruas mapeadas para identificar possíveis focos de dengue.

De acordo com Otoniel, a ação da Secretaria de Saúde é permanente. “O trabalho dos Agentes de Saúde Ambiental é diário. Temos a preocupação de levar todas as informações necessárias e os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. Contamos com o apoio da população, que deve ter a consciência de absorver todas as orientações repassadas pela equipe para conseguirmos reduzir ainda mais os números da incidência da dengue no Município”, ressalta Otoniel Barros. Ainda de acordo com o gerente, de janeiro a julho de 2008, foram confirmados 3.171 casos de dengue no Recife. No mesmo período de 2009, esse número foi reduzido para 202, o que corresponde a uma redução de 94% dos casos confirmados.

A dona de casa Maria José Barbosa aprovou a iniciativa e confessou que já contraiu a doença três vezes. “Eu cheguei a ser internada por causa da dengue. Na minha casa, todos tomam cuidado com a água e com os reservatórios, mas não foi suficiente, já que, mesmo assim, fiquei doente. Agora, com as informações importantes que os agentes trouxeram para mim e para minha família, vamos aumentar ainda mais a preocupação em evitar a doença”, afirmou a dona de casa.

Meta – De acordo com Andréa Lima, gerente de Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário VI, a meta é vistoriar cerca de 500 imóveis, locais considerados focos potenciais de dengue, identificados após um sobrevôo panorâmico realizado na Zona Sul do Recife, no último mês de abril. “Além das residências apontadas durante o sobrevôo, faremos também a vistoria em imóveis que estiverem a um raio de 500 metros dos locais considerados potenciais focos da doença. Esta é uma forma de estender a ação para garantir segurança e informações para o maior número de pessoas”, assegura Andréa Lima.

Matérias Relacionadas
- PCR discute estratégias de controle do tabagismo em evento nacional
- Saúde sensibiliza usuários do metrô sobre dengue
- Secretário de Saúde vai a Brasília discutir modernização do Samu
- Saúde promove varredura contra a dengue na comunidade Beira do Rio
- Crianças do Ibura aprendem a cuidar da saúde bucal
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde


Enviar    Imprimir