Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE ORIENTA REPRESENTANTES DE ESCOLAS PARTICULARES SOBRE INFLUENZA A (H1N1)
19:55 Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife vai promover uma palestra sobre a gripe A (H1N1) para representantes de escolas particulares da capital pernambucana, nesta sexta-feira (31), das 15h às 16h30, no LG Inn Hotel (avenida Domingos Ferreira, 3067, Boa Viagem). A proposta é que, com o retorno das férias estudantis, eles possam repassar informações e medidas de prevenção a serem adotadas por diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

“Durante o encontro, apresentaremos a situação da Influenza A (H1N1) no Brasil e no mundo, disponibilizando orientações sobre como se precaver e mesmo proceder diante de possíveis casos suspeitos da doença, além de controlar a circulação do vírus na Cidade. Depois da sensibilização, esperamos que os representantes atuem como agentes multiplicadores, abordando o assunto com toda a comunidade escolar”, explicou a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz.

Segundo a gestora, a recomendação do Governo Federal é que, independentemente do subtipo de vírus, estudantes com sintomas de gripe permaneçam em casa até o completo restabelecimento. “A medida evita a possível transmissão para um número maior de pessoas. E, se o quadro piorar, a indicação é levar a pessoa até uma unidade de saúde. Para esses casos, a referência em Pernambuco é o Hospital Universitário Osvaldo Cruz, em Santo Amaro”, acrescentou.

“A Prefeitura do Recife já integra um grupo de discussão de estratégias de prevenção à Influenza A (H1N1) em conjunto com os governos federal e estadual. Devido ao avanço da doença em todo o mundo, elaboramos iniciativas que vão ampliar o alcance das informações sobre a nova gripe, como a palestra para representantes de escolas e a capacitação da equipe da Ouvidoria Municipal de Saúde”, destacou o assessor-executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa.

O telefone da Ouvidoria SUS é 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e a ligação é gratuita.

Saiba mais - O vírus Influeza A (H1N1) causa uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio do espirro ou tosse e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas da gripe A (H1N1) e a sazonal são os mesmos e se confundem: febre repentina acima de 38o, coriza, cansaço, dor de cabeça, tosse, dores musculares, nas articulações e de cabeça.

A prevenção ocorre com a adoção de alguns cuidados básicos de higiene, como lavar bem, e freqüentemente, as mãos com água e sabão; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies; e cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Ninguém deve tomar medicamentos sem orientação médica. A auto-medicação pode encobrir sintomas, dificultando o diagnóstico e causando resistência ao vírus.

Matérias Relacionadas
- Saúde orienta usuários do metrô sobre a dengue
- PCR promove varredura contra a dengue na zona Sul
- PCR discute estratégias de controle do tabagismo em evento nacional
- Saúde sensibiliza usuários do metrô sobre dengue
- Secretário de Saúde vai a Brasília discutir modernização do Samu
- Saúde promove varredura contra a dengue na comunidade Beira do Rio
- Crianças do Ibura aprendem a cuidar da saúde bucal
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde


Enviar    Imprimir