A Prefeitura
ASSISTÊNCIA SOCIAL ABRE CICLO DE PLENÁRIAS TEMÁTICAS DO OP
00:00 Sexta-feira, 31 de Julho de 2009
Neste sábado, 1º de agosto, o Orçamento Participativo do Recife inicia o ciclo de reuniões temáticas com a plenária de Assistência Social. A partir das 15h, a população está convidada a comparecer no Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero, para decidir as prioridades da gestão municipal. O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiará o encontro. O processo é semelhante às plenárias regionais, mas ao invés de se votar em obras, a ideia é eleger ações de políticas públicas, de abrangência para todo recifense, e não só para uma área específica da Cidade.
A votação das ações se dará em torno de quatro temas: atendimento à população em situação de rua, atendimento social às famílias, promoção de convívio sociocomunitário e atendimento às famílias em situação de violação dos direitos. Esses itens estão subdivididos em várias ações. Os participantes terão a missão de enumerar, em ordem de prioridade, cada um dos temas e, dentro de cada um deles, votar numa ação específica. “Nossa meta é superar o volume de mil pessoas presentes em 2008. Essa etapa do OP é muito importante para darmos continuidade aos debates que iniciamos nos fóruns temáticos, de acordo com as demandas da população”, ressalta a assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Tereza Jacinta.
Nos últimos oito anos, o envolvimento popular no ciclo temático do OP soma um montante de 37.915 pessoas. O maior público registrado foi no ano passado, com 6.317 cadastrados em todas as reuniões. “São nesses espaços que a população tem a oportunidade de construir uma gestão que atenda, de fato, aos anseios do povo, da forma mais democrática possível, que é através da livre escolha e do voto”, estimula o coordenador geral do OP, Augusto Miranda.
Calendário ampliado - Este ano, o calendário das plenárias temáticas do Orçamento Participativo foi ampliado de sete para nove temas, com a inclusão da plenária LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) e de Turismo. O segmento LGBT foi desmembrado de Direitos Humanos, e Turismo, de Desenvolvimento Econômico. Os outros tópicos são Assistência Social, Cultura, Negros e Negras, Educação e Mulher. Todos os encontros ocorrerão no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife. Durante a semana, as reuniões começam a partir das 19h, e, aos sábados, a partir das 15h.
“A descentralização da atividade turística, a ampliação do foco de discussão e o fortalecimento do turismo interno atraíram um público específico que hoje necessita de um espaço próprio para o aprofundamento das questões. O mesmo aplica-se para as causas LGBT”, explica a diretora de Articulação Intersetorial do Orçamento Participativo, Rosana Soares. Ainda de acordo com ela, outra inovação das plenárias temáticas deste ano é a utilização de cédulas de votação com a descrição das ações numa linguagem menos técnica e mais compreensível.

- - Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Cultura
- - Visitas agendadas mobilizam mulheres para a plenária do OP
- - Microrregião 4.2 concentra ações do OP em comunidades carentes
- - Microrregião 4.1 encerra ciclo de plenárias regionais do OP
- - Áreas de morro do Ibura são priorizadas na reunião do OP
- - Mulheres realizam última preparatória para a plenária do OP
- - PLENÁRIAS TEMÁTICAS 2009
- - Microrregião 6.3 tem disputa acirrada na eleição de obras para o OP
- - Plenária Temática da Mulher deverá reunir 500 pessoas
- - OP inicia rodada de plenárias temáticas a partir de agosto
- - RPA-4 discute prioridades para Plenária das Mulheres do OP
- - Plenária do OP na Torre reúne mais de dois mil moradores
- - Pavimentação e drenagem foram destaques na plenária da Iputinga
- - Gestão comemora ações de educação, saúde e habitação
- - Prefeito acelera obras do OP ainda em votação na microrregião 4.1
- - Área de lazer está na preferência dos moradores da microrregião 6.1
- - Ipsep encerra ciclo de plenárias regionais do OP na MR 6.1
- - Mulheres da RPA5 discutem prioridades para a Plenária do OP
- - OP comemora recordes de participação popular
- - Mulheres da RPA-3 se preparam para plenária do OP
|